Revista Educação, Pesquisa e Inclusão https://revista.ufrr.br/repi <p class="Standard">A <strong>Revista Educação, Pesquisa e Inclusão (REPI)</strong> é publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Roraima, na área de Educação, tendo como subtemas: formação de professores, política educacional, história e filosofia da educação, currículo, avaliação, modalidades de ensino, práticas pedagógicas, alfabetização e letramento.</p><p class="Standard"><strong>E-ISSN 2675-3294</strong><span> </span></p> pt-BR <h3><span>A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão <span>não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação</span></span></h3><h3><span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span></h3><ol type="a"><li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR" target="_blank">Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional</a>, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</li></ol> karla.colares@ufrr.br (Karla Colares Vasconcelos) ppgeduc@ufrr.br (Equipe do PPGEDUC) Tue, 23 Jul 2024 17:28:05 -0400 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Escuta e fala das crianças sobre suas emoções na escola https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8361 <p>Apresentamos este relato de experiência vivenciado por meio do projeto intitulado “O monstro das cores e nossas emoções” realizado em um agrupamento III, no CEI Pastor Billy Graham, unidade educacional pública de Campinas. O projeto foi realizado em uma turma multietária composta por vinte e sete crianças que participaram de várias atividades acerca da temática das emoções. Estas atividades propiciaram o uso da linguagem oral pelas crianças e a abertura para apresentarem seus sentimentos em diferentes momentos no contexto de rotina da Educação Infantil. Para este estudo foram consultadas obras de Goleman (2011) que apresenta a importância do desenvolvimento da inteligência emocional desde os primeiros anos de vida e Vale (2012) que aprofundou seus estudos com sua tese de doudorado a respeito do Programa “Anos Incríveis Educadores” o qual conclui-se que formar educadores para providenciarem um ambiente de suporte socioemocional produz efeitos positivos no comportamento pró-social das crianças.</p> Thaís Vieira de Souza Dias, Tânia Mara dos Santos Mello Copyright (c) 2024 Thaís Vieira de Souza Dias, Tânia Mara dos Santos Mello https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8361 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 A educação social de monitores educacionais em uma escola pública https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8377 <p>A política educacional no Brasil é fortemente entrelaçada às políticas sociais, surgindo assim, novos atores para desempenhar as diversas funções criadas na escola pública. Porém, sua formação não é proveniente dos cursos de licenciaturas das universidades e sim no campo do conhecimento denominado pedagogia social. Um dos atores é o(a) educador(a) social que surge com diversas denominações, tais como monitor, oficineiro&nbsp; &nbsp;etc. Pretendemos estudar sua práxis explicitando conceitos de educação, educação social ,pedagogia social e educador social. A pedagogia social tem como práxis as práticas de educação popular, de educação social e comunitária. Estas práticas são divididas em quatro domínios: sociocultural, sociopedagógico, sociopolítico e epistemológico. Investigamos a prática destes profissionais por meio de levantamento bibliográfico, da observação participante e da aplicação de questionário. Concluímos que agentes educacionais e monitores educacionais não possuem formação específica e no momento demonstra ser uma opção ao desemprego. Uma proposta educativa baseada na teoria da Pedagogia Social contribuiria para o fortalecimento e desenvolvimento dos objetivos do Programa Mais Gestão na Educação.</p> Eveline Mendes Oliveira Copyright (c) 2024 Eveline Mendes Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8377 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Transformação antirracista https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8376 <p>O relato destaca a contribuição para uma educação antirracista baseada numa experiência em uma instituição de Ensino Médio em Fortaleza, CE. Partindo do programa de Residência Pedagógica do curso de Ciências Sociais da UECE, a jornada foi marcada por desafios e aprendizados, inserindo-se no ambiente escolar e na realização de uma disciplina eletiva sobre Racismo e Relações Étnico-Raciais. A metodologia consistiu no desenvolvimento da disciplina ao longo de seis meses, com abordagens sobre racismo, desigualdade racial e cultura negra, incluindo atividades lúdicas e debates. Os resultados evidenciaram o impacto positivo nos alunos, com relatos de contentamento, interesse em participar novamente e autoidentificação como indivíduos antirracistas. A discussão enfatiza a importância da educação antirracista na desconstrução de padrões racistas e na promoção da igualdade. Conclui-se a importância de disseminar essas práticas por toda a comunidade escolar para contribuir para uma educação antirracista e emancipadora.</p> Lilian Maria da Silva Mello Copyright (c) 2024 Lilian Maria da Silva Mello https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8376 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Projeto Ateliê https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8375 <p>O Projeto Ateliê na Educação Infantil valoriza a colaboração entre escola, família e criança, focando na diversidade, participação e cuidado nas relações. No Centro de Educação Infantil (CEI) Francisca de Abreu Lima, atividades como reuniões e oficinas envolvem as famílias para melhorias coletivas. Esse relato de experiência de um momento de integração entre as famílias e a escola incluiu uma brincadeira que apresentou a rotina da creche, um vídeo sobre a parceria entre as famílias e a escola, uma roda de conversa para alinhar expectativas e uma vivência visando o fortalecimento do vínculo existente entre os pais e seus filhos.</p> Mayara Alves Loiola Pacheco, Bruno de Oliveira Sales Mota Copyright (c) 2024 Mayara Alves Loiola Pacheco, Bruno de Oliveira Sales Mota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8375 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Professores sem Fronteiras https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8374 <p>A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em diálogo com o Sindicato da União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza, tem investido, ao longo dos anos, em políticas públicas da educação pública, dentre elas, iniciativas que reforçam a qualidade do ensino, bem como a valorização da carreira do seu quadro docente. Logo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as etapas do programa Professores sem Fronteiras como uma estratégia de formação docente e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pergunta central consiste na seguinte: Como o programa Professores sem Fronteiras colabora para uma educação pública de qualidade na cidade de Fortaleza? A capital cearense é reconhecida pela qualidade da educação pública, tanto em seus indicadores, bem como em iniciativas inovadoras as quais consolidam tal processo. Nesse sentido, o presente relato de experiência tem como objeto a partilha das visões sobre como os dois professores-pesquisadores encaram as suas devidas experiências nas escolas públicas da Irlanda e da França, entre as nuances aqui apresentadas, sublinhamos a comparação entre currículos, escolas, bem como troca de aprendizados entre os pares dos diferentes países.</p> Clauber Nascimento de Sousa, José Olímpio Ferreira Neto Copyright (c) 2024 Clauber Nascimento de Sousa, José Olímpio Ferreira Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8374 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Grupos de leitura femininos https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8373 <p>Os grupos de leitura femininos são espaços para o letramento literário, letramento de gênero e empoderamento feminino. Esta pesquisa teve como objetivo: discutir como os grupos de leitura femininos servem como espaços para a discussão literária e o empoderamento feminino. Foi realizada, no primeiro semestre de 2024, uma pesquisa exploratória, bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que as publicações acerca desse tema organizam-se em três categorias, a saber: (1) que relatam experiências leitoras do(s) autor(es) como membro de algum grupo/clube de leitura, (2) pesquisas realizadas em escolas ou espaços escolares; (3) experiências de grupos de leitura acerca de temática específicas (por exemplo: africanidades, negritudes). Conclui-se com esse estudo que a literatura (produção, debate, crítica), durante muito tempo, foi uma prática exclusivamente masculina. Daí a importância dos grupos de leitura femininos: evidenciar vozes femininas na produção, mediação literária e empoderamento feminino.</p> Raquel Figueiredo Barretto Copyright (c) 2024 Raquel Figueiredo Barretto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8373 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 A importância dos contos infantis para o desenvolvimento emocional das crianças https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8372 <p>Este estudo investigou o papel dos contos de fadas e histórias infantis no desenvolvimento emocional e psicológico das crianças, partindo da análise de Bettelheim (2021) e da contribuição de outros autores sobre o valor dessas narrativas na formação infantil. O objetivo foi explorar de que maneira essas narrativas proporcionam, além de entretenimento, <em>insights</em> sobre questões emocionais e psicológicas e como podem ser utilizadas na prática educativa para apoiar o desenvolvimento cognitivo e emocional. O estudo configurou-se como um relato de experiência com crianças da Educação Infantil de uma escola do município de Caucaia-CE. O texto abordou como a análise crítica e a discussão dessas histórias em sala de aula promovem o desenvolvimento social e cognitivo, facilitando a internalização de conceitos e valores culturais.</p> Terezinha Alves Farias Lima, Juliana Barbosa Morais Weingartner Copyright (c) 2024 Terezinha Alves Farias Lima, Juliana Barbosa Morais Weingartner https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8372 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Tecendo reflexões sobre as potencialidades do Escape Room na aprendizagem https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8371 <p>O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre as potencialidades da gamificação na aprendizagem de jovens estudantes da pedagogia com o uso do Escape Room como&nbsp; uma prática pedagógica inovadora. O estudo é um relato de experiência com uma abordagem qualitativa,&nbsp; por meio de uma pesquisa bibliográfica, aproximando-se ao estudo de caso, com os instrumentos de análise, recortes&nbsp; das notas de campo dos pesquisadores. A base teórica alinha-se numa perspectiva Freiriana (FREIRE, 2019), com o desenvolvimento de atividades mobilizadoras de uma Geração C5 (SOUZA, 2014), no desenvolvimento da Gamificação Criativa (CAROLEI, 2018).Por fim, a estratégia pedagógica é detalhada em suas atividades lúdicas e criativas como&nbsp; aspectos fundantes da prática pedagógica inovadora, com a análise da integração, da colaboração e da promoção das habilidades dos educandos.&nbsp;</p> Karine Pinheiro de Souza, Jhonatan Lino dos Santos Copyright (c) 2024 Karine Pinheiro de Souza, Jhonatan Lino dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8371 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Relato de experiência no estágio de Educação Física https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8370 <p>Este estudo teve como objetivo relatar as principais experiências de uma futura professora de Educação Física sobre os estágios supervisionados no Ensino Infantil e Fundamental anos iniciais e finais em uma escola pública do município de Maracanaú-CE. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa do tipo descritiva, do tipo relato de experiência. Como resultados o relato abordou a experiência de regência, a descrição das aulas e os desafios encontrados. Concluindo que após o estágio ficou perceptível no processo de formação profissional dos estudantes, principalmente no desenvolvimento de técnicas e métodos eficazes para a aplicação em sala de aula, considerando os desafios cotidianos associados à profissão. Além disso, essa experiência ajuda a construir a identidade do professor ao interagir com as crianças, o professor supervisor e outros funcionários da escola; facilitando uma conexão mais eficaz entre teoria e prática.</p> Ana Cristina Rodrigues Marques, Klertianny Teixeria do Carmo, Samuel Nunes de Oliveira Copyright (c) 2024 Ana Cristina Rodrigues Marques, Klertianny Teixeria do Carmo, Samuel Nunes de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8370 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Programa de Formação Continuada Docente nas Escolas Profissionais do Ceará https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8369 <p>Este estudo qualitativo e descritivo analisa os programas de formação continuada de professores no Estado do Ceará, com ênfase na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem e Educação (AVACED). A pesquisa explora a efetividade dessas iniciativas na capacitação docente, considerando os desafios do ensino contemporâneo e a complexidade das demandas educacionais. O objetivo é avaliar como essas formações contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores, melhorando suas práticas pedagógicas e fortalecendo suas habilidades socioemocionais. Os resultados destacam a importância das plataformas digitais e das parcerias institucionais para a qualidade da educação no estado.</p> Gabriela Pereira Souza Copyright (c) 2024 Gabriela Pereira Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8369 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Pesquisando e aprendendo https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8368 <p>A Estatística está presente no cotidiano das pessoas, seja na leitura de um quadro, na construção de um argumento a partir de informações contidas em gráficos, ou na coleta de informações em uma pesquisa censitária. Este relato de experiência aborda a construção de gráficos e tabelas nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi desenvolvida uma sequência didática com estudantes de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza/CE, durante os meses de março e abril de 2023. Buscou-se desenvolver juntos aos(às) estudantes a coleta, a classificação, a interpretação e a representação de dados em tabelas e gráficos de colunas simples. A vivência proporcionou aos(às) estudantes aprenderem para que serve e como devem ser construídos gráficos de barras e tabelas. Com a pesquisa realizada na própria turma foi possível engajar os(as) estudantes na atividade e assim potencializar o desenvolvimento da sua aprendizagem.</p> Gabriel Linhares de Sousa, Eliziane Rocha Castro, Francisco Jeovane do Nascimento Copyright (c) 2024 Gabriel Linhares de Sousa, Eliziane Rocha Castro, Francisco Jeovane do Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8368 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Contribuições do Estágio Supervisionado https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8367 <p>Este texto objetiva relatar a importância do Estágio Curricular Supervisionado e suas respectivas contribuições para a formação do futuro professor de Educação Física, a partir de uma experiência no contexto do Ensino Fundamental, nos anos finais. O relato foi dividido em três momentos, quais sejam: observação da estrutura da escola; observação das aulas ministradas pelo professor titular; e a experiência prática. A regência de estágio foi realizada com turmas do 6º, 8° e 9° ano, todas com a temática Esportes. Foram encontradas algumas dificuldades, mas também visualizados aspectos positivos, nos quais podemos destacar: a reflexão que os alunos realizaram e a questão de conhecerem novos aspectos sobre esta temática, como, aquisição de postura docente, familiarização com os afazeres do magistério, conhecimento das múltiplas realidades da disciplina. Concluímos que o Estágio Curricular Supervisionado aproxima o estudante de sua prática docente. Por fim, esperamos contribuir para a escrita acadêmica de graduandos.</p> Ana Yasmin Matias da Silva, Eliaquim de Sousa Lima, Leilde Ramos de Oliveira Copyright (c) 2024 Ana Yasmin Matias da Silva, Eliaquim de Sousa Lima, Leilde Ramos de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8367 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Estágio supervisionado I https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8366 <p>A pesquisa busca demonstrar a vivência do Estágio Supervisionado I. A construção do trabalho tem abordagem qualitativa, de natureza exploratória e cunho bibliográfico, além da experiência&nbsp;vivida durante o período. Toma-se como base de estudo a problemática: Como foi o período de experiência durante o estágio supervisionado I, e como essas práticas serviram para o desempenho e evolução dos estagiários e discentes do curso de pedagogia. Para isso, o estudo tem como objetivo principal compreender como o estágio supervisionado I na educação infantil funciona. O referencial teórico será a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além dos autores (PIMENTA; LIMA, 2004), (OSTETTO; MAIA, 2019). A metodologia será a experiência vivida em sala durante o processo. Já os resultados e discussões irá discorrer através de compreender a importância de criar uma base teórica antes da realização do Estágio Supervisionado. As conclusões visam demonstrar a necessidade da teoria e da prática do estágio supervisionado.</p> <p>&nbsp;</p> Karen Yasmim Alves Oliveira Copyright (c) 2024 Karen Yasmim Alves Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8366 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Estágio da Educação Profissional https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8364 <p>O presente relato de experiência tem o objetivo de descrever as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado em Educação Profissional do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) de Angicos (RN) de um curso técnico de Enfermagem. Sabe-se que a Educação Profissional é uma modalidade de educação escolar inserida no currículo do curso de Pedagogia. Desse modo, surge a seguinte indagação: como se deu o estágio supervisionado na disciplina Estágio Supervisionado VI: Educação Profissional do curso de Pedagogia da UFERSA de Angicos-RN? Para nortear o desenvolvimento, os autores presentes são: Pimenta e Lima (2006), Lima (2001), Gil (2008), entre outros. Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida durante as 12 horas de aulas teóricas na universidade, as 18 horas de observação e as 30 horas de intervenção, sendo a carga horária total da disciplina de 60 horas.</p> Célia Camelo de Sousa, Geniana de Macedo Silva, Maria da Glória Silva Januário Copyright (c) 2024 Célia Camelo de Sousa, Geniana de Macedo Silva, Maria da Glória Silva Januário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8364 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Educação e Emancipação https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8363 <p>Este estudo investigou o seguinte objeto: o campo da formação de professores advindas da perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana, que coloca em relevo a importância de uma educação crítica e emancipatória. A pesquisa partiu da seguinte questão: O que aponta a perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana para o campo da docência? O objetivo geral consistiu em analisar o que aponta a perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana para o campo da docência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ), que analisou produções acadêmicas de 2019 a 2024, no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicaram que as produções elencadas reforçam a importância de uma formação de professores que propicie a libertação, entendendo a emancipação como um eixo que possibilita a transformação. Concluiu-se que as pesquisas selecionadas destacam a Educação emancipatória como instrumento capaz de promover autonomia e conscientização.</p> Nikaelly Aline Maia, Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Maria Marina Dias Cavalcante Copyright (c) 2024 Nikaelly Aline Maia, Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Maria Marina Dias Cavalcante https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8363 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Laboratório Vivencial como uma metodologia para estimular a inteligência multissensorial na Psicologia https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8362 <p>O referido trabalho se propôs a apresentar o potencial do Laboratório Vivencial - LV como uma metodologia ativa no curso de Psicologia, que oportuniza integrar os fundamentos teóricos da inteligência multissensorial com a experiência imersiva. O objetivo deste LV foi de refletir sobre a importância da atividade em interseção entre os processos psicológicos básicos da inteligência, emoção e criatividade, em uma sequência que visa integrar diferentes modalidades sensoriais. A metodologia tratou-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa de prática vivencial de condução grupal. As literaturas utilizadas para construir a pesquisa foram: Braghirolli (1995); Feldman (2015); Gardner (1995). A importância de trabalhar com a inteligência multissensorial surgiu a partir da necessidade de ampliar saberes e práticas, valorizando a inovação e a interdisciplinaridade, para entender como os sentidos influenciam o campo da educação, saúde e arte.</p> Benjamim Machado de Oliveira Neto, Gilmar Ferreira dos Santos Copyright (c) 2024 Benjamim Machado de Oliveira Neto, Gilmar Ferreira dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8362 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Educação Infantil: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8360 <p>O presente relato de experiência foi desenvolvido em uma escola da Prefeitura de Fortaleza e versa sobre a valorização da identidade e da diversidade, alinhado aos princípios da BNCC e à Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (1998). As atividades realizadas incluíram a contação de histórias, expressão corporal e musical e a criação artística. Buscou-se promover a autoestima e o respeito pela diversidade entre crianças da Educação Infantil e a comunidade participante. A interação com a música e a arte visual proporcionou um ambiente rico em autoexpressão e reflexão, enquanto a participação das famílias fortaleceu o vínculo com a escola. Essas práticas integradas demonstram a eficácia de uma abordagem educativa que une narrativas culturais, atividades artísticas e engajamento familiar para o desenvolvimento integral das crianças.</p> Andreia Lima de Almeida , Francisca Risolene Fernandes, Wendel Alves de Medeiros Copyright (c) 2024 Andreia Lima de Almeida , Francisca Risolene Fernandes, Wendel Alves Medeiros https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8360 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Ê boi: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8356 <p>Este relato reflete sobre as potencialidades da cultura popular na educação infantil e apresenta uma experiência que ajuda a compreender os modos como essa forma de expressão pode se transformar em ferramenta pedagógica. Durante nossas rodas de conversa, descobrimos que uma das cantigas preferidas da turma era a do “Boi da cara preta”. Concentramos nossa atenção na figura do boi, que é, de fato, o personagem que exerce fascínio e desperta curiosidade. Como fundamentação teórica, utilizamos os escritos de Walter Benjamin&nbsp;(2009), Bernard Charlot (2013), Paulo Freire (1996), Jorge Larrosa (2019), BNCC (2018) e a Proposta Pedagógica&nbsp;do CEI Almerinda de Albuquerque (2024). Concluímos que o exercício contínuo de aprender a escutar nos revelou o quanto é necessário à prática docente falar com as crianças e não para as crianças. Constatamos que é dever da escola oportunizar às crianças o acesso a bens culturais, independentemente de seus contextos sociais.</p> Andria Magalhães Cordeiro Copyright (c) 2024 Andria Magalhães Cordeiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8356 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Desenvolvimento infantil e atividades manuais inclusivas: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8355 <p>Este trabalho objetiva relatar experiências vivenciadas na APAE-Sobral onde realizou-se ações com crianças de quatro (4) a onze (11) anos de idade, efetivadas em forma de atividades pedagógicas e estimuladoras enquanto as mesmas aguardavam os atendimentos com os profissionais. Assim sendo,&nbsp;identificou-se como problemática a ociosidade e dispersão durante a espera. Diante disso, iniciou-se o planejamento e desenvolvimento de atividades coletivas e direcionadas de acordo com as necessidades individuais das crianças, visando contribuir com o desenvolvimento dos sujeitos. Para isso, selecionamos autores como Mantoan (2003), Minayuo (2002), Moreira (2021), entre outros, para embasar as discussões. Neste cenário exposto, o apoio dos familiares foi fundamental para tomarmos conhecimento das realidades e termos uma boa execução na realização dessas propostas, assim possibilitando promover a integração entre o grupo Práxis (vinculado ao PET PEDAGOGIA da UVA) com as crianças, seus responsáveis e com o ambiente institucional.</p> Kássia Hellen Alcântara Alves, Suely Sousa Avelino, Luciano Gutembergue Bonfim Chaves Copyright (c) 2024 Kássia Hellen Alcântara Alves, Suely Sousa Avelino, Luciano Gutembergue Bonfim Chaves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8355 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 A relação da formação teórica e prática na inclusão de crianças com autismo https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8354 <p>Esta pesquisa consiste no estudo sobre a relação da formação de professores na teoria e prática na educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para chegar ao objetivo: Investigar saberes e práticas dos professores sobre a inclusão de estudantes com autismo, perseguiu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza teórica, fundamentada por Mantoan (2003), Sassaki (1997), Nóvoa (1992) e Pimenta (1991). Contou também com pesquisa de campo realizada em uma escola do município de Fortaleza (CE). Teve como participantes, seis professoras da Educação Infantil. Os resultados ressaltam a importância da inclusão não considerando apenas o acesso, mas exploram a perspectiva do protagonismo dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que é fundamental além de garantir o acesso dos alunos com TEA, promover seu protagonismo valorizando suas habilidades individuais e incentivando suas potencialidades. Considerar o ambiente em que estão inseridos, buscando estratégias eficazes, que favoreçam seu pleno desenvolvimento.</p> Juliana Nogueira Ferreira da Silveira Copyright (c) 2024 Juliana Nogueira Ferreira da Silveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8354 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Revisão integrativa das estratégias de ensino para formação de cientistas https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8353 <p>A ciência pode ser desenvolvida para solucionar problemas de relevância social, o que demanda um processo de formação de cientistas voltado a contextos sociais. Assim, cabe refletir quais seriam as estratégias de ensino voltadas a formação de cientistas? Essa pergunta de pesquisa é abordada de forma específica, através da literatura científica, em vista de sua amplitude, em que o presente estudo tem por objetivo compreender as estratégias de ensino para a formação de cientistas através da literatura científica. Realizamos pesquisa em bases de dados multidisciplinares, 2003 a 2022, sistematizando uma revisão integrativa da literatura. Como resultado as metodologias ativas, a simulação de pesquisa através de atividades formativas, a formação continuada e a necessidade de novas pesquisa é evidenciada pelas autorias. Conclui-se pela necessidade de ampliação das pesquisas e desenvolvimento de um repertório de estratégias de ensino para a formação de cientistas.</p> Jeferson Antunes , Cícero Magerbio Gomes Torres , Zuleide Fernandes de Queiroz Copyright (c) 2024 Jeferson Antunes , Cícero Magerbio Gomes Torres , Zuleide Fernandes de Queiroz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8353 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Mulheres guineenses no associativismo informal de poupança: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8352 <p>Este trabalho aborda como as mulheres guineenses de pertencimento étnico fula, mandinga e manjaco — mães, trabalhadoras e ativistas — se organizam de forma associativa, especificamente no caso do associativismo informal, como a estratégia de poupança conhecida como abotas. Interessa-nos, através das narrativas pessoais das nossas participantes, compreender as motivações para migrar e como se articulam as redes sociais para alcançar seus objetivos, fazendo uso do poder social e da capacidade de articulação na "minderjdadi" das mulheres guineenses na diáspora. São mulheres residentes no bairro Vale da Amoreira, na Grande Lisboa que mantem laços e vínculos familiares e de negócios com a sociedade de origem.</p> Renata Maria Franco Ribeiro Copyright (c) 2024 Renata Maria Franco Ribeiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8352 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Ação Educativa sobre o Dia do Autismo na Pastoral Familiar em Fortaleza https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8351 <p>O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta uma alta prevalência tanto no Brasil quanto em diversas partes do mundo, sendo uma condição que afeta um número crescente de indivíduos e demanda atenção significativa da comunidade médica e científica. Este relato de experiencia tem como objetivo descrever sobre as experiencias dos participantes do projeto de extensão UniTEA/UECE em uma ação educativa em comemoração ao Dia Mundial do Autismo para os membros da pastoral Familiar na cidade de Fortaleza. Trata-se de um relato de natureza descritiva e qualitativa das percepções das extensionistas, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre suas vivências e perspectivas no contexto analisado. O encontro realizado no dia 29 de abril de 2024 com carga horaria de 3hs foi ministrado uma palestra sobre transtorno do Espectro Autista e relato de experiência de uma mãe de criança com TEA, a temática teve boa aceitação além de gerar debates e esclarecimento sobre a temática.</p> Gerllanny Mara de Souza Lopes , Camila Nogueira dos Santos , Gislei Frota Aragão Copyright (c) 2024 Gerllanny Mara de Souza Lopes , Camila Nogueira dos Santos , Gislei Frota Aragão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8351 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Vivências com o Ensino de Matemática por meio do Programa de Residência Pedagógica https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8350 <p>Muitos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia não se identificam com o componente curricular Matemática e, por muitas vezes, isso se torna um percalço durante o período de graduação. Ao longo deste trabalho expõem-se reflexões acerca de experiências vivenciadas como estudantes de Pedagogia no ensino de Matemática, enquanto bolsistas (residentes) do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/UECE. O trabalho foi motivado pelo seguinte questionamento: quais foram as contribuições do PRP para a formação docente do residente de Pedagogia na área da Matemática? Este ensaio teve, pois, como objetivo, refletir sobre as contribuições do PRP na formação do estudante de Pedagogia quanto ao ensino de Matemática. Os resultados indicam que as vivências nesse Programa foram significativas para a formação acadêmica dos residentes participantes, com mudanças que transformaram positivamente a forma de ver e ensinar a Matemática.</p> Kélvina Teodósio Oliveira , Francisco Edisom Eugenio de Sousa Copyright (c) 2024 Kélvina Teodósio Oliveira , Francisco Edisom Eugenio de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8350 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Análise Laboratorial como Ferramenta na Proteção de Ambiente Lêntico https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8349 <p>Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência que traz a importância dos ambientes lênticos e, mais especificamente, da Lagoa do Boaçu como um dos espaços que se qualificam como um ambiente natural que sofre as mais diversas intervenções antrópicas e condicionantes naturais. Tem por objetivo apresentar os resultados das análises físico-química e microbiológica de amostras de água, bem como alertar para o consumo das águas nascentes da referida lagoa que se caracteriza pela grande quantidade de impureza, destacando-se pela questão central ligada à saúde pública. Nesse quesito, propõe às entidades competentes ações como a educação ambiental de modo a esclarecer sobre a importância da preservação do referido espaço natural.</p> Limária Araújo Mouta, Suiane Costa Alves Copyright (c) 2024 Limária Araújo Mouta, Suiane Costa Alves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8349 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 A Sombra da Pirâmide: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8348 <p>Este relato descreve como o Projeto Sombra da Pirâmide foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Educação Profissional no Ceará, com o objetivo de integrar Matemática, História e Artes no processo de ensino a alunos da primeira série do ensino médio. Focado no Teorema de Tales e na semelhança de triângulos, o projeto envolveu a construção de uma pirâmide feita de cubos de gesso, permitindo aos alunos aplicarem conceitos matemáticos de forma prática e contextualizada. A abordagem interdisciplinar destacou a relevância histórica e cultural da matemática, enquanto o uso de materiais manipuláveis aumentou o engajamento e a compreensão dos estudantes. Apesar dos desafios logísticos, como o tempo necessário para a confecção dos cubos e dificuldades no manuseio dos materiais, o projeto demonstrou a eficácia de métodos de ensino contextualizados, que conectam teoria e prática, tornando a aprendizagem mais significativa e promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e colaborativas nos alunos.</p> Monique Marambaia dos Santos Souza , Marcelo Bezerra de Morais Copyright (c) 2024 Monique Marambaia dos Santos Souza , Marcelo Bezerra de Morais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8348 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 A importância da Educação Feminista no Espaço Escolar https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8347 <p>Este relato de experiência enfatiza a importância do ensino do feminismo na educação básica, evidenciando como práticas pedagógicas feministas beneficiam tanto homens quanto mulheres. A vivência como professora e diretora na Escola de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro, em Iguatu, possibilitou perceber a necessidade de abordar questões de gênero e violência simbólica no ambiente escolar. O objetivo geral deste relato foi inserir a leitura de obras da autora Chimamanda Ngozi Adichie, em sala de aula como forma de combater a desigualdade de gênero e promover o empoderamento feminino. Por meio de encontros semanais e discussões sobre obras de autoras feministas, os alunos foram estimulados a refletir sobre dinâmicas de poder e relações de gênero. O projeto "Feminismo e Sororidade: Cicatrizes que Transbordam Lutas" buscou empoderar as alunas e conscientizar os alunos sobre desigualdades de gênero, promovendo um ambiente de respeito e colaboração. Os resultados revelaram uma mudança significativa nas interações entre meninos e meninas, com aumento do respeito mútuo e maior participação das meninas nas atividades escolares, ressaltando a importância de uma educação que promova a igualdade de gênero.</p> <p>&nbsp;</p> Nayara Martins Costa , Keila Andrade Haiashida Copyright (c) 2024 Nayara Martins Costa , Keila Andrade Haiashida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8347 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Sobre Crisálida e Metamorfoses: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8346 <p>O objetivo geral deste artigo é refletir sobre currículo, estesia e formação docente, a partir dos estudos e impactos na prática pedagógica dos participantes do grupo de formação docente Crisálida Art&amp;ducação em (trans)formação, projeto de extensão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC). Como objetivos específicos, visamos apresentar reflexões sobre a proposta do projeto de extensão como dispositivo de formação docente; apontar se e de que maneira o Crisálida tem afetado a prática docente de seus componentes; destacar elementos presentes no Crisálida que ampliam saberes docentes de seus participantes. Para isso, amparamo-nos em pesquisa de cunho qualitativo e usamos o referencial a partir de&nbsp; DÁvila ( 2022); Duarte Jr (2004), Larossa (2021) Pagni (2014) e Sacristám (1999). Como resultados, os dados nos permitem concluir que espaços de formação ludo-estéticos fazem a formação se tornar mais significativa, mais humana, portanto política e técnica.</p> Agatha Creston , Sahmaroni Rodrigues de Olinda , Alexandre Santiago da Costa Copyright (c) 2024 Agatha Creston , Sahmaroni Rodrigues de Olinda , Alexandre Santiago da Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8346 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Os desafios de inclusão da pessoa com deficiência intelectual no ensino regular https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8345 <p>O presente artigo tem por objetivo discutir a resistência das escolas regulares em matricular e oferecer condições de aprendizagem significativa para crianças com deficiência intelectual. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em alguns documentos e autores, como: Mantoan (2013), Figueiredo (2012), Brasil (1988), entre outros que abordam assuntos direcionados à inclusão de alunos com deficiência intelectual nas classes regulares. Com o estudo, consideramos que, o profissional da educação precisa conhecer o seu aluno em sua multidimensão, para que possa aplicar as estratégias adequadas às suas necessidades. Assim sendo, são necessários, o apoio do professor, do aluno, da escola, da família e da comunidade, a fim de que práticas inclusivas se instituam e sejam efetivas na garantia e manutenção dos direitos de todos.</p> Laís Dias Fernandes dos Santos, Tatiana Ferreira de Medeiros , Priscila Braga Monteiro Copyright (c) 2024 Laís Dias Fernandes dos Santos, Tatiana Ferreira de Medeiros , Priscila Braga Monteiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8345 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 O Pulsar do Currículo no Cotidiano da Educação Infantil: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8344 <p>Refletir sobre o currículo da e na Educação Infantil, discutindo conceitos como criança e infância se faz imprescindível diante de uma etapa da Educação Básica em construção de sua identidade. O presente estudo, inspirado na obra “O pulsar do cotidiano de uma escola da infância” (2020) de autoria das irmãs Ângeles Abelleira e Isabel Abelleira, tem como objetivo apresentar uma experiência formativa no âmbito da Educação Infantil, proporcionando ainda visibilidade às reflexões de educadores e educadoras que estão cotidianamente com bebês e crianças. O percurso metodológico compreende uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, ancorada na narrativa autobiográfica e na pesquisa-ação. Os resultados indicam que o currículo da e na Educação Infantil constitui a identidade da escola e deve contemplar as experiências e vivências das crianças. Apontam ainda a necessidade de formação contínua dos professores e professoras para que a prática cotidiana não se torne esvaziada de sentido.</p> Maria Keila de Araújo Carneiro, Onária Socorro Barros Leitão, Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento Copyright (c) 2024 Maria Keila de Araújo Carneiro, Onária Socorro Barros Leitão, Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8344 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 -0400 Aula de Campo e Ensino de História https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8343 <p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;Esta pesquisa tem por finalidade analisar e avaliar a efetividade das aulas de campo no ensino de História, entender o patrimônio cultural como recurso didático-pedagógico, investigando o impacto dessa abordagem educacional no engajamento dos alunos, na assimilação dos conteúdos históricos e na valorização do patrimônio, visando contribuir para a melhoria da prática pedagógica e promover a preservação do legado cultural. O objeto de estudo será a Escola Municipal Catarina Lima da Silva, próxima ao histórico bairro da Parangaba, na cidade de Fortaleza-Ceará. A pesquisa é classificada como aplicada, exploratória e qualitativa-quantitativa e análise de dados secundários. A pesquisa propõe também analisar como as aulas de campo podem contribuir como referência histórica e pertencimento de lugar no bairro onde a escola está inserida, onde o aluno mora ou próximo a locais reconhecidos por suas referências históricas. Os dados empíricos serão coletados mediante entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática.</p> <p>&nbsp;</p> Francisco Estevão da Silveira Penha Copyright (c) 2024 Francisco Estevão da Silveira Penha https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8343 Fri, 08 Nov 2024 00:00:00 -0400 Política Nacional de Educação Especial e Inclusiva: atuação e recontextualização dos gestores educativos e escolares na Província do Zaire https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8024 <p>O estudo objetiva analisar as percepções dos gestores de educação e das escolas do ensino primário geral sobre a Política Nacional de Educação Especial Orientada para Inclusão Escolar no Zaire e suas correspondentes atuações no cenário da recontextualização. A pesquisa, que é de matriz qualitativa, foi realizada a partir do método de Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP), inicialmente formulada por Bowe, Ball e Gold (1992) e reformulada por Ball (1994), com ênfase ao contexto da prática através da coleta de dados suportada pela entrevista semiestruturada. Os resultados revelam um parecer positivo dos gestores sobre a necessidade de inclusão escolar dos alunos com deficiência, porém, são igualmente contraditórios ao defenderem que esses aprenderiam melhor nas escolas do ensino especial. Como conclusão, a tradução da política nacional de educação especial e inclusiva na província do Zaire enfrenta significativas dificuldades por falta de condições prévias que permitiriam seu funcionamento.</p> Professor António António Copyright (c) 2024 Professor António https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.ufrr.br/repi/article/view/8024 Tue, 23 Jul 2024 00:00:00 -0400