O ensino de História e usos de fontes como recursos didáticos frente aos negacionismos.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8416Palabras clave:
Ensino de História; Fontes; Negacionismo.Resumen
Este artigo apresenta uma proposta de ensino de História com uso de fontes. Toma como problema o negacionismo de grupos conservadores que usam narrativas de que a ditadura no passado foi salvadora da democracia no Brasil. Essa crença é atualizada no presente, defendendo nova intervenção militar após as eleições de 2022 e tentativa de golpe em janeiro de 2023. Nas narrativas saudosistas da ditadura negam-se as experiências autoritárias, antidemocráticas e de terrorismo de Estado. Propõe-se, portanto, nesse artigo, uma didática da História com abordagem sobre o Golpe de 1964, utilizando-se o documentário “O dia que durou 21 anos” como fonte e recurso audiovisual para um ensino com base em evidências e saberes da ciência histórica, ensejando a produção de contra-narrativas às formas de negacionismos do passado e presente. Trata-se de um itinerário didático crível para uma pedagogia promotora da consciência histórica e valores democráticos.
Palavras-Chave: Ensino de História; Fontes; Negacionismo.
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