O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO BRASIL: ALGUNS FUNDAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i33.5985Palabras clave:
Método Indutivo Intercultural, Fundamentos e Apropriação, Formação de Professores Indígenas, Lócus de enunciaçãoResumen
Este artigo aborda alguns fundamentos que embasam o Método Indutivo Intercultural (MII) e mostra como ele se configura como uma proposta educativa, política e intercultural. O objetivo é compreender os seus pressupostos teórico-metodológicos da proposta educativa intercultural do Método Indutivo Intercultural, e como estes se conformam em uma alternativa estratégicas que potencializam nas dimensões pedagógica, cultural, jurídica, filosófica, ética, para apoiar de formação dos professores indígenas no Brasil. Essa proposta parte inicialmente das pedagogias indígenas que estão em andamento no México e no Brasil. Elas são construídas e ressignificadas nos contextos indígenas situados e contextualizados, como resultado o método propõe a contribuir com os processos formativos dos professores indígenas, consequentemente, nas suas respectivas escolas na prática de ensino e interaprendizagem com seus estudantes, com outros professores e a participação colaborativa dos membros da comunidade que se interessem pela temática educativa do seu povo.Descargas
Publicado
27/04/2020
Cómo citar
SILVA, L. J. O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO BRASIL: ALGUNS FUNDAMENTOS. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 33, 2020. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i33.5985. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5985. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Dossiês
Licencia
Derechos de autor 2020 Bolsista Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.