O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO BRASIL: ALGUNS FUNDAMENTOS

Autores/as

  • Lucilene Julia Silva

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i33.5985

Palabras clave:

Método Indutivo Intercultural, Fundamentos e Apropriação, Formação de Professores Indígenas, Lócus de enunciação

Resumen

Este artigo aborda alguns fundamentos que embasam o Método Indutivo Intercultural (MII) e mostra como ele se configura como uma proposta educativa, política e intercultural. O objetivo é compreender os seus pressupostos teórico-metodológicos da proposta educativa intercultural do Método Indutivo Intercultural, e como estes se conformam em uma alternativa estratégicas que potencializam nas dimensões pedagógica, cultural, jurídica, filosófica, ética, para apoiar de formação dos professores indígenas no Brasil. Essa proposta parte inicialmente das pedagogias indígenas que estão em andamento no México e no Brasil. Elas são construídas e ressignificadas nos contextos indígenas situados e contextualizados, como resultado o método propõe a contribuir com os processos formativos dos professores indígenas, consequentemente, nas suas respectivas escolas na prática de ensino e interaprendizagem com seus estudantes, com outros professores e a participação colaborativa dos membros da comunidade que se interessem pela temática educativa do seu povo.

Publicado

27/04/2020

Cómo citar

SILVA, L. J. O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO BRASIL: ALGUNS FUNDAMENTOS. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 33, 2020. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i33.5985. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5985. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiês