A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i8.2865Keywords:
"sociedade do conhecimento, políticas educacionais e educaçãoAbstract
Este trabalho as questões contidas no documento educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade da CEPAL & UNESCO, cuja influência indicam o caminho da "sociedade do conhecimento" como alternativa para países da América Latina e Caribe desenvolverem maior competitividade e cidadania. A nossa questão permeia essas indicações internacionais e as políticas em curso no Brasil e suas compreensão da conceitualização "sociedade do conhecimento". Essas leituras nos indicam a proposição da "sociedade do conhecimento". sem a devida abordagem crítica e a direção das políticas educacionais num nível técnico instrumental, articulando quase como inexorável os meios produtivos e a educação. A educação de direito público passa a ser considerada setor de bens e serviços, tendo como principal função potencializar o setor produtivo tornando país mais competitivo e a formação profissional para as demandas rápidas de mercado.Downloads
Published
05/08/2015
How to Cite
MARI, C. L. de. A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 8, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i8.2865. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865. Acesso em: 1 feb. 2026.
Issue
Section
Articles and Communications
License
Copyright (c) 2015 Textos & Debates

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The copyrights for the published articles belong to the author, the journal just have the rights of the first publication. Authors may only use the same works in other publications clearly indicating this journal as the original publication.



