Uma proposta de ensino crítico e multimodal de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8676Palabras clave:
Ensino de Línguas, Pedagogia dos Multiletramentos, Pedagogia CríticaResumen
Esta pesquisa apresenta a elaboração de um recurso didático para o ensino de língua inglesa com base na Pedagogia Crítica (FREIRE, 2021) e na perspectiva dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2000). Para tanto, propõe a apropriação de recursos linguístico-discursivos com a finalidade de descrever uma situação-problema e propor mudanças, utilizando a língua estrangeira. O estudo sugere como participantes estudantes do segundo ano do Ensino Médio da rede pública brasileira de ensino. Como resultados, espera-se colaborar para a formação de letrados digitais (XAVIER, 2011), com base no desenvolvimento crítico, emancipatório e linguístico dos estudantes na escrita multimodal, aliado à reflexão e conscientização acerca da temática ambiental a ser debatida.
Citas
ABBOU, J. Double gender marking in French: a linguistic practice of antisexism. Language Planning, vol. 12(1), p. 55-75, 2011.
BORBA, R. Linguística queer: algumas desorientações. In: BORBA, R. (org.). Discursos transviados: por uma linguística queer. São Paulo: Cortez, 2020, p. 9-66.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
DO ESPÍRITO SANTO, Diogo Oliveira. Letramento Crítico-Afetivo e a possibilidade de existir na (trans) linguagem: ações e emoções voltadas à justiça social em aulas de línguas.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 77. ed. Petrópolis: Vozes, 2021.
FREITAS, Monique Amaral de. “O x da questão, gênero neutro como ato ético e estético”. In: Palavras e contra palavras: cortejando a vida na estética do cotidiano. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 159-170.
GARCÍA, Ofelia; LIN, Angel My. "Translanguaging in bilingual education." Bilingual and multilingual education (2017): 117-130.
GRECO, L. Linguistic uprisings: Toward a grammar of emancipation. H-France Salon, vol. 11, n. 14, p. 1 – 13, 2019.
GRUPO DE NOVA LONDRES. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Routledge: Psychology Press, 2000, p. 9-37.
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de; SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 184-205, 2014.
TÍLIO, R. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente?. In: JESUS, D.; ZOLIN-VESZ, F.; CARBONIERI, D. (org.). Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. São Paulo: Pontes Editores, 2017. p. 19-31.
XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Calidoscópio, v. 9, n. 1, p. 3-14, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.



