O Problema do poder
política e fé em tempos de ditadura no Brasil (1968-1972)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8559Palabras clave:
História do Tempo Presente., Ditadura Militar, Igreja CatólicaResumen
No trabalho em tela analisamos o posicionamento e atuação de setores do catolicismo, críticos ao conservadorismo interno da igreja no período da ditadura militar brasileira, especialmente entre 1968 e 1972, a partir do que se convencionou denominar o documento Comblin. Destacamos as nuances de um estudo realizado pelo padre belga Joseph Comblin, tendo como referência o documento base para a II Conferência Episcopal Latino-americana, realizada em Medellín no final dos anos 1960. A divulgação de tal análise resultaram nas perseguições que culminaram com a proibição de permanência do sacerdote no Brasil. Com a criação da Lei de acesso à informação e aumento da possibilidade do contato com os acervos do período repressivo, tais como: dossiês e prontuários, produzidos pelos Centros de Informações da ditadura, destacamos também o olhar vigilante da espionagem dos órgãos da ditadura contra o clero e leigos católicos.
Citas
DOSSE, François. A Biografia Intelectual. In: O Desafio Biográfico: escrever uma vida. São Paulo: EDUSP, 2009.
DREIFUSS, René A. 1964: A conquista do Estado. Ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis: Vozes, 1981.
FICO, Carlos. Além do Golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Rio de
Janeiro: Record, 2004.
FICO, Carlos. O Grande Irmão: da operação brother sam aos anos de chumbo. O Governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
FLORIDI, Ulisse Alessio. O Radicalismo Católico Brasileiro: para onde vai o catolicismo progressista no Brasil. Trad. Lenildo Tabosa Pessoa. São Paulo: Editora Hora Presente, 1973.
GOFF, Jacques Le. História e Memória. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2013.
GOMES, Paulo César. Os Bispos Católicos e a Ditadura Militar Brasileira: a visão da espionagem. Rio de Janeiro: Record, 2014.
LÖWY, Michael. A Guerra dos Deuses: religião e política na América Latina. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
MUGGLER, Monica Maria. Padre José Comblin: uma vida guiada pelo Espírito. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2012.
SIRINELLI, Jean-François. Os Intelectuais. In: RÉMOND, René. Por Uma História Política. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
Fontes:
Arcebispo combate estudo de Comblin. Diário de Pernambuco, Recife. 04, julho 1968.
Carta de Dom Hélder da TFP classifica de subversivo o estudo de padre Comblin. Diário da Noite. 25, junho 1968.
Comblin já comparado ao líder guerrilheiro levita Camilo Torres. Jornal do Comércio, Recife. 22 junho 1968.
Monsenhor Carvalheira defende padre belga que Wandenkolk acusa. Jornal do Comércio, Recife. 12, junho 1968.
Padre ao lado de Comblin: documento não é subversivo. Diário de Pernambuco, Recife. 20, junho 1968.
ROCHA, Cláudio. Padre Comblin prega Revolução na América Latina. O Cruzeiro, 29, junho 1968.
Vereador quer a substituição de Dom Hélder e a expulsão do padre Comblin. Diário de Pernambuco, Recife. 25, junho 1968, primeiro caderno, p. 03.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.



