Entraves e perspectivas na implementação da Lei 10.639/2003 na Amazônia acreana após duas décadas de sua aprovação 2003 a 2023

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.8246

Palabras clave:

Lei 10.639/2003, Amazônia acreana, Resoluções do CNE nº 2, de 1º de julho de 2015

Resumen

O artigo analisa os avanços e retrocessos na aplicabilidade da Lei 10.639/2003 nas formações de professores para educação básica na Amazônia acreana. Resgatamos os princípios das Resoluções CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004 e, da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 que regulamentam a institucionalização do ensino da história e cultura afro-brasileira nos cursos de formações de professores nas IES. Consubstanciamos esse conjunto de leis sob a ótica teórica de Almeida (2019) e Araújo (2021) no contexto de outras bibliografias produzidas em nível local e nacional. Compreendemos a importância dessas legislações nas vivências e experiências de pessoas negras ao tempo que reconhecemos os esforços de docentes comprometidos(as) com a temática porque a mesma não foi plenamente institucionalizada nas IES do Acre.

Biografía del autor/a

Ângela Maria Bastos de Albuquerque, Universidade Federal do Acre

Doutoranda em Letras, Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre.

 

 

Jorge Fernandes da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Letras, Linguagem e Identidade. Professor do Magistério Superior.

http://lattes.cnpq.br/5061612766029834

 

 

Citas

ACRE, Lei estadual n. 2.680/2013. Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial na Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Acesso em: 21 junho de 2023. Disponível em: https://www.al.ac.leg.br/leis/wp-content/uploads/2014/09/Lei2680.pdf

ALBUQUERQUE, Ângela Maria Bastos de. Trajetórias de negros(as) no Estado do Acre, das metamorfoses socioespaciais às lutas contemporâneas. (2022). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) Universidade Federal do Acre, Rio Branco: 2022.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ARAÚJO, Leonor Franco. A lei 10.639/2003 e sua maior idade. Há o que se comemorar? Revista Docência e cibercultura - REDOC Rio de Janeiro v. 5 n. 2 p. 279 Maio/Ago 2021. Acesso em 29 de julho de 2023. Disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/57479-212693-1-PB.pdf

BENEDITO, Beatriz Soares; CARNEIRO Suelaine; Tânia Portella. (Orgs). Lei 10.639/03: a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. São Paulo: SP. Instituto Alana, 2023.

BRASIL, Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: 2003. Acesso em: 26 junho de 2023. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm

BRASIL, MEC, Resolução CNE/CP, Nº 1, de 17 de junho de 2004 Acesso em: 26 junho de 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias112877938/orgaos-vinculados-82187207/12760-resolucoes-cp 2004#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCP%20n.%C2%BA,Cultura 20Afro%2DBrasileira%20e%20Africana

BRASIL, Lei 12.711/2012 de 29 de agosto de 2012. Trata do ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Acesso em: 9 de abril de 2023. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12711.htm>.

BRASIL, MEC, Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior nos (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Acesso em: 16 julho de 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file

BRASIL, Inep/MEC. Censo escolar da educação básica 2022. Resumo técnico, 2022. Brasília, Distrito Federal: 2023. Acesso 22 julho de 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf

BRASIL, IBGE, Censo populacional do ano 2022. Brasília: 2022. Acesso em 15 junho de 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/panorama

FERNANDES, Jorge. Negros na Amazônia acreana. Rio Branco: Edufac, 2012.

GATINHO, A. A. Ações curriculares do ensino de história e cultura afro brasileira e africana em escolas públicas de Rio Branco – AC. (2017). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2017.

LIMA, Martins, Wálisson Clister. A educação das relações étnico-raciais nos projetos pedagógicos curriculares do curso de licenciatura em história da Universidade Federal do Acre. (2021). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Universidade Federal do Acre, Rio Branco: 2021.

RIO BRANCO, Lei 1.932 de 3 de agosto de 2012 cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial na câmara municipal da cidade de Rio Branco. Acesso em: 27 julho de 2023. Disponível em: https://www.riobranco.ac.leg.br/leis/legislacao-municipal/2012/1932.pdf

SOARES, Fábio de Farias. Identidade étnico-racial negra no livro didático e as políticas práticas curriculares cotidianas. (2022). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Universidade Federal do Acre, Rio Branco: 2022.

ROCHA, Flávia Rodrigues Lima da. Práticas pedagógicas em educação das relações étnico raciais em escolas do estado do Acre. (2022). Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2022.

Publicado

17/07/2024

Cómo citar

BASTOS DE ALBUQUERQUE, Ângela M. .; FERNANDES DA SILVA, J. . Entraves e perspectivas na implementação da Lei 10.639/2003 na Amazônia acreana após duas décadas de sua aprovação 2003 a 2023. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e8246, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.8246. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8246. Acesso em: 22 nov. 2024.