“Procurando pela história certa”:
os elementos da Segunda Guerra Mundial nas produções de cinema dos Estados Unidos e Reino Unido
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v28i02.7987Palabras clave:
Cinema, História, Segunda GuerraResumen
O presente texto é uma reflexão inicial acerca da presença marcante da Segunda Guerra Mundial como tema, direto ou transversal, em filmes produzidos nos Estados Unidos e Reino Unido nas duas primeiras décadas do presente século. A partir da metodologia comparada, buscamos evidenciar os usos políticos desta temática dentro uma lógica da produção cultural do cinema e quais mecanismos e discursos foram alocados na diversidade de obras, apresentando diferentes perspectivas sobre o período de guerra mas também construindo conceitos que foram vinculados à uma série de outras análises sobre o papel de cada um dos países como ator no desenrolar e conclusão da Segunda Guerra.
Citas
ALTMAN, Rick. Film/Genre. Londres, British Film Institute, 1999
BARROS, José D.’Assunção. Cinema e história–as funções do cinema como agente, fonte e representação da história. Ler história, n. 52, p. 127-159, 2007
_______________________. Cinema e história–considerações sobre os usos historiográficos das fontes fílmicas. Comunicação & Sociedade, v. 32, n. 55, 2011, p. 178.
_______________________. História comparada: um novo modo de ver e fazer a história. Revista de História Comparada. Rio de Janeiro, vol. 1, n. 1, jun. 2007, p. 18
BAZIN, André. O cinema: ensaios. Brasiliense, 1991.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 169
Burgoyne, Robert James. Introduction: re-enactment and imagination in the historical film, Leidschrift, vol. 24, no. 3, 2009. pp. 7-18.
_____________________. A Nação do Filme. Trad. René Loncan. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 1992, 19
GILBERT, Martin. A Segunda Guerra Mundial - OS 2174 dias que mudaram o mundo. São Paulo: Casa da Palavra, 2014. p. 339-359.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memória. Arquitetura, monumento, mídia. 1. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora. 2000
JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945. Objetiva, 2008.
KOCKA, Jürgen. Comparison and Beyond. History and Theory. Studies in the Philosophy of History, v. 42, n. 1, p. 39-44, fev. 2003.
METZ, Walter C. Hollywood cinema. The Cambridge Companion to Modern American Culture. Ed. Christopher Bigsby. Cambridge: Cambridge UP, 2006. p. 18.
Nora, P. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São
Paulo: PUC, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François [et al.]. Campinas, SP: Unicamp, 2007.
ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Guerras e cinema: um encontro no tempo presente. Rio de Janeiro: Revista Tempo, 2004.
VALIM, Alexandre B. História e cinema. In: Novos Domínios da História. VAINFAS, Ronaldo; CARDOSO, Ciro Flamarion. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2012
VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. 4ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008, p. 101
WHITE, Geoffrey M. Disney's Pearl Harbor: National Memory at the Movies. The Public Historian, v. 24, n. 4, p. 97-115, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.



