Estudos e pesquisas sobre a cultura afro-brasileira a partir da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 na Escola Estadual de Ensino Médio São José em Óbidos/PA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.7923

Palabras clave:

Cultura afro-brasileira, Currículo, Educação

Resumen

Neste estudo objetivamos fazer uma reflexão acerca de estudos e pesquisas da cultura afro-brasileira na Escola Estadual de Ensino Médio São José em Óbidos no Estado do Pará e com enfoque principal sobre a Lei 10.639/2003, já alterada pela Lei 11.645/2008 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e indígena. Nesta perspectiva, abordamos teoricamente sobre educação, currículo, didáticas e importância dos estudos e pesquisas da cultura afro-brasileira, até chegar ao que mais interessa na ênfase desta pesquisa, que é a importância de entender e estudar sobre todo processo afro-brasileiro que se desenvolveu na escola pesquisada.

Biografía del autor/a

Leandro de Castro Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/PPGHS. Mestre em História e Regiões pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2018).

Joana Bahia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora titular de Sociologia e Antropologia (2018) do Departamento de Antropologia e Programa de pós graduação em Ciências Sociais (PPCIS) do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós Graduação em História Social (PPGHS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional /PPGAS (2000). É coordenadora do Laboratório interdisciplinar das religiões e movimentos migratórios (Lärm) na UERJ e pesquisadora associada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) do IPPUR/UFRJ, coordenado pelo Prof Dr Helion Povoa Neto. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em nos seguintes temas: identidade étnica, minorias étnicas e estado nacional, migrações e religiosidades, e também antropologia da religião com foco em religiões afro brasileiras, religião no espaço público e transnacionalização religiosa. Realizou entre março de 2011 e março de 2012 estágio pós doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa sob a supervisão da Prof Dr Cristiana Bastos, desenvolvendo pesquisa sobre o tema migrações e a expansão das religiosidades afro brasileiras na Alemanha e em Portugal.

Citas

Fontes Orais

ALBUQUERQUE, Sofia Maria da Silva. Entrevista concedida a Leandro de Castro Tavares. Óbidos/PA, Junho de 2015.

AQUINO, Paula Andrea Gomes de. Entrevista concedida a Leandro de Castro Tavares. Óbidos/PA, Junho de 2015.

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Publicado

17/07/2024

Cómo citar

DE CASTRO TAVARES, L.; BAHIA, J. Estudos e pesquisas sobre a cultura afro-brasileira a partir da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 na Escola Estadual de Ensino Médio São José em Óbidos/PA. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e7923, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.7923. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7923. Acesso em: 27 jul. 2024.