Apontamento sobre a posição e organização do Clube de Engenharia na década de 1930
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v27i02.7870Palabras clave:
Clube de Engenharia, Revista, Política, EstadoResumen
O presente artigo busca realizar alguns apontamentos a respeito da organização e atuação do Clube de Engenharia durante a década de 1930. Por ser a instituição uma importante organizadora de frações de classe, fato percebido desde sua fundação, trazer um aprofundamento sobre os primeiros anos do Governo Vargas, momento marcado pelo crescimento industrial, faz-se necessário. Para tanto, buscamos agregar no estudo do Clube de Engenharia, apontando sua reorganização em sua diretoria; as mudanças estruturais dentro de sua Revista e seu posicionamento técnico-político frente ao Estado.
Citas
AZEVEDO, A. N. A cura pela técnica: o Clube de Engenharia e a questão urbana na cidade do Rio de Janeiro na virada do século XIX ao XX. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 19, n. 02, p. 273-292, 2013.
Clube de Engenharia
CURY, V. M. Engenheiros e empresários: o Clube de Engenharia na gestão de Paulo de Frontin (1903-1933). Tese (doutorado). Faculdade de História. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2000.
DRAIBE, S. Rumos e Metamorfoses: um estudo sobre a constituição do Estado e as alternativas da industrialização no Brasil (1930-1960). 2ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2004.
HONORATO, C. T. O clube de engenharia nos momentos decisivos da vida do Brasil. Rio de Janeiro: Clube de Engenharia, 1996.
MARINHO, P. E. M. de M. Ampliando o Estado Imperial: os engenheiros e a organização da cultura no Brasil Oitocentista. Tese (doutorado). Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Niterói, 2008.
TURAZZI, M. I. As artes do ofício: fotografia e memória da engenharia no século XIX. Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: USP, 1997.
VALLADÃO, M. Apontamentos Históricos do Clube de Engenharia (Manusc.). Arquivo Espaço Memória da Engenharia, 1903.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.



