As fotografias da Segunda Guerra Mundial nos livros didáticos:

notas sobre o PNLD 2021

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v27i02.7869

Palabras clave:

PNLD 2021, Fotografias, Segunda Guerra Mundial

Resumen

O presente artigo se propõe a lançar um olhar inicial para os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021, referentes ao Objeto 2 – Áreas do Conhecimento, no qual a História viria englobada na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, buscando, a partir de um olhar comparado, sondar a presença da temática da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a utilização das fotografias do conflito em tais obras, destinadas aos alunos e professores do ensino médio das escolas públicas do Brasil.

Biografía del autor/a

Maria Luiza Pérola Dantas Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Mestra em Educação e graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq).

Citas

ARENDT, H. Totalitarismo In Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1966. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf último acesso em: 03/08/2023, às 14:03.

BARROS, M. L. P. D. O trabalho com as fotografias no ensino da segunda guerra mundial: um estudo comparado das coleções do PNLD 2018. 2019. f. 170 Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.

BARTHES, R. A mensagem fotográfica. In O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

_________. A retórica da imagem. In O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Revista Educação & Sociedade, nº 72, agosto, 2000.

BITTENCOURT, C. M. F. Livros e materiais didáticos de História. IN Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2 ed, 2008, p. 295-324.

CAMPANHOLI, J. A. M. Fotografia e Educação: o uso da fotografia na prática docente. Revista Primus Vitam, nº7, 2º semestre, 2014.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1988.

CORREIA, F. B. O. C. A fotografia como dispositivo na construção do conhecimento geográfico: a experiência no Mocambo. 2017. f. 176 Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.

CRAVO, G. M.; BOTELHO-FRANCISCO, R. E. A fotografia como representação do conhecimento didático: uma abordagem da semiótica. VII Encontro de Pesquisa em Comunicação – ENPECOM, 2015.

EVANS, R. J. O Terceiro Reich em Guerra. Trad. Lúcia Brito. São Paulo: Planeta, 3 ed, 2016.

GATTI JÚNIOR, D. Estado, currículo e livro didático de História no Brasil (1988-2007). IN OLIVEIRA, M., STAMATTO, M (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.

GONÇALVES, W. da S. A Segunda Guerra Mundial. In FILHO, Daniel A. Reis; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (orgs.). O século XX: o tempo das crises. Revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, vol. II, 3 ed, 2005.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 4 ed., 2009.

MACIEL, A.de M. O uso da imagem fotográfica no livro didático de Matemática para jovens e adultos. Revista Temas em Educação. João Pessoa, v.20/21, n.1/2, p.222-238, jan-dez. 2011/2012.

MATOS, J. S.; SENNA, A. K. de. Estado, editoras e ensino: o papel da política na produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos de História no Brasil (1938-2012). Revista História Hoje, ANPUH, v. 2, nº 4, p. 213-240 – 2013.

MUSSOI, A. B. A fotografia como recurso didático no ensino de Geografia. Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, Guarapuava, 2008.

OLIM, B. B. de. Imagens em Livros Didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. Outros Tempos, vol.7, nº 10, dez. 2010.

PRATS, J. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Revista Educar. Curitiba: Editora UFPR, 2006, p.191-218.

SHIRER, W. Ascensão e queda do Terceiro Reich. Triunfo e Consolidação (1933-1939). Trad. Pedro Pomar e Leônidas G. de Carvalho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, vol 1, 2008.

________. Ascensão e queda do Terceiro Reich. O começo do fim: 1939-1945. Trad. Pedro Pomar e Leônidas G. de Carvalho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, vol. 2, 2 ed., 2017.

SILVA, E. Livros Didáticos e ensino de História: a Idade Média nos Manuais escolares do Ensino Fundamental. Revista História & Ensino, Londrina, v. 17, nº 1, p.07-31, 2011.

SILVA, F. C. T. da. O século sombrio: entre luzes e sombras IN: O século sombrio: uma história geral do século XX. Rio De Janeiro: Elseivier, 2004. p. 1-25.

SILVA, J. R. da. Leitores e leituras em aulas de História: professores, alunos e a inventividade sobre o livro didático. Revista História & Ensino, Londrina, vol. 16, n.1, p.7-23, 2010.

SOARES, J. B. Espaço escolar e livro didático de história no Brasil: a institucionalização de um modelo a partir do Programa Nacional do Livro Didático (1994 a 2014). Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de pós-graduação em História, 2017.

WOODFIELD, R. (org). Gombrich Essencial: textos selecionados sobre arte e cultura. Trad. Alexandre Salvaterra. Rio Grande do Sul: Bookman, 2012.

Publicado

10/12/2021

Cómo citar

PÉROLA DANTAS BARROS, M. L. . As fotografias da Segunda Guerra Mundial nos livros didáticos: : notas sobre o PNLD 2021. Textos e Debates, [S. l.], v. 27, n. 02, p. e7869, 2021. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v27i02.7869. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7869. Acesso em: 22 jul. 2024.