As fotografias da Segunda Guerra Mundial nos livros didáticos:

notas sobre o PNLD 2021

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v27i02.7869

Keywords:

PNLD 2021, Photographs, Second World War

Abstract

This article proposes to take an initial look at the textbooks approved in the National Book and Teaching Material Program (PNLD) 2021, referring to Object 2 - Areas of Knowledge, in which History would be included in the area of Human and Applied Social Sciences, seeking, from a comparative look, to probe the presence of the theme of World War II (1939-1945) and the use of photographs of the conflict in such works, intended for students and teachers of high school in public schools in Brazil.

Author Biography

Maria Luiza Pérola Dantas Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Mestra em Educação e graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq).

References

ARENDT, H. Totalitarismo In Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1966. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf último acesso em: 03/08/2023, às 14:03.

BARROS, M. L. P. D. O trabalho com as fotografias no ensino da segunda guerra mundial: um estudo comparado das coleções do PNLD 2018. 2019. f. 170 Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.

BARTHES, R. A mensagem fotográfica. In O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

_________. A retórica da imagem. In O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Revista Educação & Sociedade, nº 72, agosto, 2000.

BITTENCOURT, C. M. F. Livros e materiais didáticos de História. IN Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2 ed, 2008, p. 295-324.

CAMPANHOLI, J. A. M. Fotografia e Educação: o uso da fotografia na prática docente. Revista Primus Vitam, nº7, 2º semestre, 2014.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1988.

CORREIA, F. B. O. C. A fotografia como dispositivo na construção do conhecimento geográfico: a experiência no Mocambo. 2017. f. 176 Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.

CRAVO, G. M.; BOTELHO-FRANCISCO, R. E. A fotografia como representação do conhecimento didático: uma abordagem da semiótica. VII Encontro de Pesquisa em Comunicação – ENPECOM, 2015.

EVANS, R. J. O Terceiro Reich em Guerra. Trad. Lúcia Brito. São Paulo: Planeta, 3 ed, 2016.

GATTI JÚNIOR, D. Estado, currículo e livro didático de História no Brasil (1988-2007). IN OLIVEIRA, M., STAMATTO, M (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.

GONÇALVES, W. da S. A Segunda Guerra Mundial. In FILHO, Daniel A. Reis; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (orgs.). O século XX: o tempo das crises. Revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, vol. II, 3 ed, 2005.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 4 ed., 2009.

MACIEL, A.de M. O uso da imagem fotográfica no livro didático de Matemática para jovens e adultos. Revista Temas em Educação. João Pessoa, v.20/21, n.1/2, p.222-238, jan-dez. 2011/2012.

MATOS, J. S.; SENNA, A. K. de. Estado, editoras e ensino: o papel da política na produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos de História no Brasil (1938-2012). Revista História Hoje, ANPUH, v. 2, nº 4, p. 213-240 – 2013.

MUSSOI, A. B. A fotografia como recurso didático no ensino de Geografia. Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, Guarapuava, 2008.

OLIM, B. B. de. Imagens em Livros Didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. Outros Tempos, vol.7, nº 10, dez. 2010.

PRATS, J. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Revista Educar. Curitiba: Editora UFPR, 2006, p.191-218.

SHIRER, W. Ascensão e queda do Terceiro Reich. Triunfo e Consolidação (1933-1939). Trad. Pedro Pomar e Leônidas G. de Carvalho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, vol 1, 2008.

________. Ascensão e queda do Terceiro Reich. O começo do fim: 1939-1945. Trad. Pedro Pomar e Leônidas G. de Carvalho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, vol. 2, 2 ed., 2017.

SILVA, E. Livros Didáticos e ensino de História: a Idade Média nos Manuais escolares do Ensino Fundamental. Revista História & Ensino, Londrina, v. 17, nº 1, p.07-31, 2011.

SILVA, F. C. T. da. O século sombrio: entre luzes e sombras IN: O século sombrio: uma história geral do século XX. Rio De Janeiro: Elseivier, 2004. p. 1-25.

SILVA, J. R. da. Leitores e leituras em aulas de História: professores, alunos e a inventividade sobre o livro didático. Revista História & Ensino, Londrina, vol. 16, n.1, p.7-23, 2010.

SOARES, J. B. Espaço escolar e livro didático de história no Brasil: a institucionalização de um modelo a partir do Programa Nacional do Livro Didático (1994 a 2014). Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de pós-graduação em História, 2017.

WOODFIELD, R. (org). Gombrich Essencial: textos selecionados sobre arte e cultura. Trad. Alexandre Salvaterra. Rio Grande do Sul: Bookman, 2012.

Published

10/12/2021

How to Cite

PÉROLA DANTAS BARROS, M. L. . As fotografias da Segunda Guerra Mundial nos livros didáticos: : notas sobre o PNLD 2021. Textos e Debates, [S. l.], v. 27, n. 02, p. e7869, 2021. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v27i02.7869. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7869. Acesso em: 22 jul. 2024.