Adolescência e Desenvolvimento da Identidade na Região de Canudos, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v27i02.7330Palabras clave:
Adolescência, Identidade, Procedimento de Desenhos-Estórias com TemaResumen
Apresenta-se um estudo de caso clínico, que teve como objetivo descrever aspectos do desenvolvimento da identidade de uma pré-adolescente da região de Canudos - Bahia, a partir da utilização do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Trata-se do caso da participante Maria, de doze anos. A coleta de dados foi realizada numa comunidade rural do município de Canudos, Bahia. A aplicação do instrumento ocorreu em uma sala da escola desativada da comunidade. Dentre os resultados, destaca-se a presença das características de tendência grupal, separação progressiva dos pais e racionalização de conflitos, além da fundamental influência da comunidade no desenvolvimento da sua identidade. Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado, pois a técnica respeitou as particularidades culturais da participante, além de facilitar o vínculo terapêutico. Destaca-se a necessidade de políticas públicas que fomentem o acessa à educação, lazer e cultura na região.
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