PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i33.5121Palabras clave:
Educação Indígena, Prática pedagógica, Currículo diferenciado, RoraimaResumen
O presente artigo tem sua origem nas reflexões teórica descritas em minha tese de doutoramento defendida em 2017. O referente estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa teórica e observação no campo de pesquisa. A desvalorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar é o problema de pesquisa que tem norteado minhas pesquisas mais recentes, inclusive a pesquisa no doutorado. Portanto, esse texto, em particular, tem como objetivo apontar e descrever os fundamentos e objetivos éticos e epistemológicos da prática pedagógica diferenciada, crítica e libertadora em educação escolar indígena. Concluiu-se que a construção de uma educação escolar indígena perpassa pela construção de uma prática pedagógica diferenciada. Essa, precisa ser pensada sobre fundamentos ético e epistemológico que tenham como objetivo principal a valorização da vida, o reconhecimento e valorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar.Descargas
Publicado
27/04/2020
Cómo citar
JULIÃO, G. B. PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 33, 2020. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i33.5121. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5121. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2020 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.