PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i33.5121Keywords:
Educação Indígena, Prática pedagógica, Currículo diferenciado, RoraimaAbstract
O presente artigo tem sua origem nas reflexões teórica descritas em minha tese de doutoramento defendida em 2017. O referente estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa teórica e observação no campo de pesquisa. A desvalorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar é o problema de pesquisa que tem norteado minhas pesquisas mais recentes, inclusive a pesquisa no doutorado. Portanto, esse texto, em particular, tem como objetivo apontar e descrever os fundamentos e objetivos éticos e epistemológicos da prática pedagógica diferenciada, crítica e libertadora em educação escolar indígena. Concluiu-se que a construção de uma educação escolar indígena perpassa pela construção de uma prática pedagógica diferenciada. Essa, precisa ser pensada sobre fundamentos ético e epistemológico que tenham como objetivo principal a valorização da vida, o reconhecimento e valorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar.Downloads
Published
27/04/2020
How to Cite
JULIÃO, G. B. PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 33, 2020. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i33.5121. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5121. Acesso em: 15 mar. 2025.
Issue
Section
Articles and Communications
License
Copyright (c) 2020 Textos e Debates

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The copyrights for the published articles belong to the author, the journal just have the rights of the first publication. Authors may only use the same works in other publications clearly indicating this journal as the original publication.