O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS

Autores/as

  • Vitor Ferreira Silva Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i32.4032

Palabras clave:

Livro didático. Currículo. Invisibilidade. Indígenas.

Resumen

O presente trabalho busca perceber as representações acerca da temática indígena a partir do livro didático de História. Nosso objetivo é entender qual é o tipo de conhecimento que a escola reproduz sobre os indígenas e, a partir disso, pontuar os elementos que colaboram para uma visão típica sobre os nativos. Dentro de uma breve discussão sobre o currículo de história, livro didático e representações sobre os indígenas, veremos como a invisibilidade do “índio” é reforçada por uma narrativa tradicional e ainda hegemônica nos livros escolares.

Biografía del autor/a

Vitor Ferreira Silva, Universidade Federal do Amapá

Bacharel e Licenciado em História UFPA Mestre em Ensino de História UNIFAP

Publicado

18/07/2019

Cómo citar

SILVA, V. F. O LIVRO DIDÁTICO E AS SOCIEDADES INDÍGENAS. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 32, 2019. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i32.4032. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4032. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos e Comunicações