A música indígena diante doas leituras ocidentalizadas e de sua apropriação histórica.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i11.2881Palabras clave:
aculturação, música indígena, integração culturalResumen
Este artigo - unido a perspectiva historiográfica e a perspectiva musicológica - busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que - até a primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje - examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de estudo e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.Descargas
Publicado
06/08/2015
Cómo citar
BARROS, J. C. D. A música indígena diante doas leituras ocidentalizadas e de sua apropriação histórica. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 11, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i11.2881. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2881. Acesso em: 22 jul. 2024.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2015 Textos & Debates
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.