A música indígena diante doas leituras ocidentalizadas e de sua apropriação histórica.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i11.2881Keywords:
aculturação, música indígena, integração culturalAbstract
Este artigo - unido a perspectiva historiográfica e a perspectiva musicológica - busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que - até a primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje - examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de estudo e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.Downloads
Published
06/08/2015
How to Cite
BARROS, J. C. D. A música indígena diante doas leituras ocidentalizadas e de sua apropriação histórica. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 11, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i11.2881. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2881. Acesso em: 15 mar. 2025.
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