Alfabetização - instrumento de discriminação, dominação ou (trans)formação?
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i11.2878Palabras clave:
letramento, educação de jovens e adultos, representaçãoResumen
Na comparação entre a visão de documentos que fundamentam o programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a visão de uma representação e valorização em relação à habilidade, ou não, para ler e escrever. Com base nos documentos, observamos uma atitude grafocêntrica, onde a alfabetização é entendida como instrumento de desenvolvimento cognitivo e este, por sua vez, dependente da escolarização. A partir das respostas do sujeito, verificamos que a representação que ela faz de si mesma é reflexo da valorização simbólica que a sociedade faz da alfabetização, baseada na habilidade de ler e escrever.Descargas
Publicado
06/08/2015
Cómo citar
CITÓ, P. C. Alfabetização - instrumento de discriminação, dominação ou (trans)formação?. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 11, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i11.2878. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2878. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2015 Textos & Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.