Dificuldade de demarcação da Pan-Amazônia e dos territórios indígenas na região

Autores/as

  • Paulo Henrique Faria Nunes PUC Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i26.2785

Palabras clave:

Amazônia, cooperação, integração, território, povos indígenas.

Resumen

Este artigo analisa dois problemas relacionados à cooperação amazônica: a delimitação da área de aplicação do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), conhecida como Amazônia pactual ou Pan-amazônia; e a demarcação de terras indígenas. Ao abordar a primeira temática, constata-se que não há um diálogo que possibilite a adoção de critérios harmônicos na definição das áreas nacionais. No tocante às terras indígenas, verifica-se que os Estados amazônicos dispõem de um marco legal complementado por instrumentos internacionais, embora o TCA não tenha dado destaque a essa matéria. Entretanto as diferenças e a ineficiência na condução das políticas nacionais têm aberto o caminho para que as terras indígenas e o conhecimento tradicional se tornem possíveis instrumentos de ingerência estrangeira na Amazônia.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Faria Nunes, PUC Goiás.

Bacharel em Direito (UFG), especialista em Relações Internacionais (PUC Goiás), mestre em Geografia (UFG), doutorando em Ciências Políticas e Sociais na Universidade de Liège (Bélgica). Professor e pesquisador na PUC Goiás e na Universidade Salgado de Oliveira (campus Goiânia).

Publicado

06/07/2015

Cómo citar

NUNES, P. H. F. Dificuldade de demarcação da Pan-Amazônia e dos territórios indígenas na região. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 26, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i26.2785. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2785. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Comunicações