A Prática Pedagógica dos Professores das 1a Séries do Ensino Fundamental Frente à Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i9.1001Resumen
Este artigo foi elaborado com a intenção de investigar como ocorre o processo de inclusão escolar na 1a série do Ensino Fundamental das Escolas Públicas. A inclusão escolar é a inserção de alunos portadores de necessidades educativas especiais em classes regulares de forma incondicional a todas as crianças, o que implica mudanças no sistema educacional que vão desde a organização do espaço escolar até a definição de práticas pedagógicas que favoreçam a todos. Temos como foco diagnosticar e discutir a prática pedagógica dos professores dessas escolas, ao se defrontarem com a inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais, suas ações, reações e anseios. Diante dessa realidade, poderemos interagir contribuindo para uma política de educação inclusa, visando uma mudança de atitude dos professores, alunos e da escola. Palavras Chave: inclusão, sistema educacional, práticas pedagógicas.Descargas
Publicado
26/09/2012
Cómo citar
RIBEIRO DE MELO, F. D.; DIAS, M. H.; DE MELO, M. R.; DUARTE, R. A Prática Pedagógica dos Professores das 1a Séries do Ensino Fundamental Frente à Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 9, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i9.1001. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1001. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2012 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.