A BUSCA PELA ESCRITA ATRAVÉS DA ESCOLA: ESTRATÉGIA INTERÉTNICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ENTRE OS YANOMAMI DE MATURACÁ/AM
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i20.1330Resumen
Este artigo analisa alguns pontos da situação de escolarização de um subgrupo Yanomami que atualmente vive às margens do canal de Maturacá, no noroeste da Amazônia, junto à fronteira com a Venezuela. Através de um panorama da relação mantida entre estes Yanomami e a missão católica salesiana, vemos o sentido “destruidor” do contato existe, mas é melhor compreendido através das ideias de “transformação social” e “estratégia interétnica”, uma vez que o processo de contato é também caracterizado por uma busca mútua (ainda que assimétrica) de acomodação e de entendimento comum entre as partes.Descargas
Publicado
15/04/2013
Cómo citar
DE SOUSA MENEZES, G. H. A BUSCA PELA ESCRITA ATRAVÉS DA ESCOLA: ESTRATÉGIA INTERÉTNICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ENTRE OS YANOMAMI DE MATURACÁ/AM. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 20, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i20.1330. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1330. Acesso em: 7 ene. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2012 Textos e Debates
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.