A BUSCA PELA ESCRITA ATRAVÉS DA ESCOLA: ESTRATÉGIA INTERÉTNICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ENTRE OS YANOMAMI DE MATURACÁ/AM
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i20.1330Abstract
Este artigo analisa alguns pontos da situação de escolarização de um subgrupo Yanomami que atualmente vive às margens do canal de Maturacá, no noroeste da Amazônia, junto à fronteira com a Venezuela. Através de um panorama da relação mantida entre estes Yanomami e a missão católica salesiana, vemos o sentido “destruidor” do contato existe, mas é melhor compreendido através das ideias de “transformação social” e “estratégia interétnica”, uma vez que o processo de contato é também caracterizado por uma busca mútua (ainda que assimétrica) de acomodação e de entendimento comum entre as partes.Downloads
Published
15/04/2013
How to Cite
DE SOUSA MENEZES, G. H. A BUSCA PELA ESCRITA ATRAVÉS DA ESCOLA: ESTRATÉGIA INTERÉTNICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ENTRE OS YANOMAMI DE MATURACÁ/AM. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 20, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i20.1330. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1330. Acesso em: 7 jan. 2025.
Issue
Section
Articles and Communications
License
Copyright (c) 2012 Textos e Debates
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The copyrights for the published articles belong to the author, the journal just have the rights of the first publication. Authors may only use the same works in other publications clearly indicating this journal as the original publication.