Uma proposta de ensino crítico e multimodal de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8676Palavras-chave:
Ensino de Línguas, Pedagogia dos Multiletramentos, Pedagogia CríticaResumo
Esta pesquisa apresenta a elaboração de um recurso didático para o ensino de língua inglesa com base na Pedagogia Crítica (FREIRE, 2021) e na perspectiva dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2000). Para tanto, propõe a apropriação de recursos linguístico-discursivos com a finalidade de descrever uma situação-problema e propor mudanças, utilizando a língua estrangeira. O estudo sugere como participantes estudantes do segundo ano do Ensino Médio da rede pública brasileira de ensino. Como resultados, espera-se colaborar para a formação de letrados digitais (XAVIER, 2011), com base no desenvolvimento crítico, emancipatório e linguístico dos estudantes na escrita multimodal, aliado à reflexão e conscientização acerca da temática ambiental a ser debatida.
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