Uma proposta de ensino crítico e multimodal de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8676

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Pedagogia dos Multiletramentos, Pedagogia Crítica

Resumo

Esta pesquisa apresenta a elaboração de um recurso didático para o ensino de língua inglesa com base na Pedagogia Crítica (FREIRE, 2021) e na perspectiva dos multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2000). Para tanto, propõe a apropriação de recursos linguístico-discursivos com a finalidade de descrever uma situação-problema e propor mudanças, utilizando a língua estrangeira. O estudo sugere como participantes estudantes do segundo ano do Ensino Médio da rede pública brasileira de ensino. Como resultados, espera-se colaborar para a formação de letrados digitais (XAVIER, 2011), com base no desenvolvimento crítico, emancipatório e linguístico dos estudantes na escrita multimodal, aliado à reflexão e conscientização acerca da temática ambiental a ser debatida. 

Biografia do Autor

Alessa Francine Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Letras – Português / Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí. Professora efetiva de Língua Inglesa da rede municipal de ensino em Sabáudia – PR.  Lattes: 

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Publicado

28/06/2025

Como Citar

SILVA, A. F. Uma proposta de ensino crítico e multimodal de língua inglesa . Textos e Debates, [S. l.], v. 31, n. 01, p. e8676, 2025. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v31i01.8676. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8676. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações