Entraves e perspectivas na implementação da Lei 10.639/2003 na Amazônia acreana após duas décadas de sua aprovação 2003 a 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.8246

Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Amazônia acreana, Resoluções do CNE nº 2, de 1º de julho de 2015

Resumo

O artigo analisa os avanços e retrocessos na aplicabilidade da Lei 10.639/2003 nas formações de professores para educação básica na Amazônia acreana. Resgatamos os princípios das Resoluções CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004 e, da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 que regulamentam a institucionalização do ensino da história e cultura afro-brasileira nos cursos de formações de professores nas IES. Consubstanciamos esse conjunto de leis sob a ótica teórica de Almeida (2019) e Araújo (2021) no contexto de outras bibliografias produzidas em nível local e nacional. Compreendemos a importância dessas legislações nas vivências e experiências de pessoas negras ao tempo que reconhecemos os esforços de docentes comprometidos(as) com a temática porque a mesma não foi plenamente institucionalizada nas IES do Acre.

Biografia do Autor

Ângela Maria Bastos de Albuquerque, Universidade Federal do Acre

Doutoranda em Letras, Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre.

 

 

Jorge Fernandes da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Letras, Linguagem e Identidade. Professor do Magistério Superior.

http://lattes.cnpq.br/5061612766029834

 

 

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Publicado

17/07/2024

Como Citar

BASTOS DE ALBUQUERQUE, Ângela M. .; FERNANDES DA SILVA, J. . Entraves e perspectivas na implementação da Lei 10.639/2003 na Amazônia acreana após duas décadas de sua aprovação 2003 a 2023. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e8246, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.8246. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8246. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações