“Procurando pela história certa”:
os elementos da Segunda Guerra Mundial nas produções de cinema dos Estados Unidos e Reino Unido
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v28i02.7987Palavras-chave:
Cinema, História, Segunda GuerraResumo
O presente texto é uma reflexão inicial acerca da presença marcante da Segunda Guerra Mundial como tema, direto ou transversal, em filmes produzidos nos Estados Unidos e Reino Unido nas duas primeiras décadas do presente século. A partir da metodologia comparada, buscamos evidenciar os usos políticos desta temática dentro uma lógica da produção cultural do cinema e quais mecanismos e discursos foram alocados na diversidade de obras, apresentando diferentes perspectivas sobre o período de guerra mas também construindo conceitos que foram vinculados à uma série de outras análises sobre o papel de cada um dos países como ator no desenrolar e conclusão da Segunda Guerra.
Referências
ALTMAN, Rick. Film/Genre. Londres, British Film Institute, 1999
BARROS, José D.’Assunção. Cinema e história–as funções do cinema como agente, fonte e representação da história. Ler história, n. 52, p. 127-159, 2007
_______________________. Cinema e história–considerações sobre os usos historiográficos das fontes fílmicas. Comunicação & Sociedade, v. 32, n. 55, 2011, p. 178.
_______________________. História comparada: um novo modo de ver e fazer a história. Revista de História Comparada. Rio de Janeiro, vol. 1, n. 1, jun. 2007, p. 18
BAZIN, André. O cinema: ensaios. Brasiliense, 1991.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 169
Burgoyne, Robert James. Introduction: re-enactment and imagination in the historical film, Leidschrift, vol. 24, no. 3, 2009. pp. 7-18.
_____________________. A Nação do Filme. Trad. René Loncan. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 1992, 19
GILBERT, Martin. A Segunda Guerra Mundial - OS 2174 dias que mudaram o mundo. São Paulo: Casa da Palavra, 2014. p. 339-359.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memória. Arquitetura, monumento, mídia. 1. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora. 2000
JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945. Objetiva, 2008.
KOCKA, Jürgen. Comparison and Beyond. History and Theory. Studies in the Philosophy of History, v. 42, n. 1, p. 39-44, fev. 2003.
METZ, Walter C. Hollywood cinema. The Cambridge Companion to Modern American Culture. Ed. Christopher Bigsby. Cambridge: Cambridge UP, 2006. p. 18.
Nora, P. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História, São
Paulo: PUC, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François [et al.]. Campinas, SP: Unicamp, 2007.
ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Guerras e cinema: um encontro no tempo presente. Rio de Janeiro: Revista Tempo, 2004.
VALIM, Alexandre B. História e cinema. In: Novos Domínios da História. VAINFAS, Ronaldo; CARDOSO, Ciro Flamarion. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2012
VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. 4ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008, p. 101
WHITE, Geoffrey M. Disney's Pearl Harbor: National Memory at the Movies. The Public Historian, v. 24, n. 4, p. 97-115, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.