Museu Virtual na Amazônia

uma proposta de protagonismo das artistas indígenas em Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.7949

Palavras-chave:

Amazônia, Cultura digital, Museus Virtuais, Lei nº 11.645

Resumo

A presente proposta propõe discutir o potencial da construção de um Museu Virtual com Artes de Mulheres Indígenas em Roraima e seu uso pedagógico, visando contribuir na implementação da Lei nº 11.645. A partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), recurso que será disponibilizado gratuitamente na web, propiciaremos a divulgação e a democratização das artes e das histórias de mulheres indígenas em Roraima. E assim o discente, na interação com o Museu, será um sujeito ativo, reflexivo e crítico. A metodologia utilizada consiste na pesquisa qualitativa, com resultados que permitem a vivência de experiências inovadoras na proposição de um espaço de protagonismo das mulheres indígenas e dos discentes no processo de ensino/aprendizagem.

Biografia do Autor

Cleane Nascimento, Universidade Federal de Roraima

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – Educanorte. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. 

Ananda Machado, Universidade Federal de Roraima

Professora efetiva desde 2009 do Curso de Gestão Territorial Indígena, no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Doutora em História Social (PPGHIS-UFRJ/UFRR), Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Estudos de Literatura (PPGEL-UFF); Pós doutora pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFRJ); Mestrado em Memória Social pela Universidade do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO), graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (CCLA/UNIRIO). Com especialização em Educação Indígena pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora efetiva nos Programas de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFRR), Profhistória UFRR e Educanorte; colabora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFAC), possui especialização em Democracia, República e Movimentos Sociais (UFMG). Coordena o Programa de Valorização das Línguas e Culturas Indígenas em Roraima (PRAE/UFRR) e o Laboratório de Estudos e Ensino de Línguas e Literaturas Indígenas (LEELLI/PPGL/UFRR); Líder do grupo de pesquisa Literaturas Indígenas, Africanas e Caribenhas (CNPQ). Tem experiência na área de línguas indígenas, literaturas indígenas, história indígena, história oral, biografia, memória, Arte Educação, com ênfase em educação patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: elaboração de materiais didáticos em línguas indígenas, narrativas e dramaturgias em línguas indígenas.

Paulo Sérgio Maroti, Universidade Federal de Roraima

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1992); Especialização em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Rio Claro/SP(1993); Mestre em Ecologia (1997) e Doutor em Ciências (2002) pelo PPG em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar; Pós-Doutorado no Laboratório de Planejamento Ambiental da UFSCar em (2012) com Ensino de Ecologia e Educação Ambiental. Lecionou entre 2006 a 2015 do curso de Lic. Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (Campus Itabaiana). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Roraima (UFRR) do curso de Lic. em Educação do Campo/LEDUCAR da UFRR. Professor colaborador do PPG-Geografia/UFRR. Membro dos grupos de pesquisa:: Formação de professores, práticas pedagógicas e epistemologias do professor do Campo - UFRR; Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA - UFMT; Núcleo de Estudos em Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional - NEASAN - UFRR; Percepção ambiental, agricultura familiar, redes colaborativas e sustentabilidade na Amazônia - UFRR. Coordenador de Educação do Campo (Portaria PRAE n. 47/2022 ? PRAE de 29 de setembro de 2022) da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários - ITCPES/UFRR. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRR).

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Publicado

17/07/2024

Como Citar

NASCIMENTO, C.; MACHADO, A.; MAROTI, P. S. Museu Virtual na Amazônia : uma proposta de protagonismo das artistas indígenas em Roraima. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e7949, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.7949. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7949. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações