Reescrevendo a narrativa Histórica:

a descolonização do ensino de História através das leis 10.639/03 e 11.645/08

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.7940

Palavras-chave:

Narrativa., Descolonização, Ensino, História

Resumo

Este artigo investiga o processo de descolonização do Ensino de História no Brasil, com foco específico nas implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08 e suas implicações. Examina o impacto transformador destas leis na narrativa histórica, com ênfase na remodelação do currículo educacional, ao promover uma perspectiva mais inclusiva e diversificada. Ao fazê-lo, estas leis não só desafiam, mas também desconstroem as narrativas tradicionais, trazendo à luz uma compreensão mais abrangente da história, essencial para a construção de uma sociedade mais justa. Mediante de uma análise crítica, este estudo destaca o papel fundamental que essas leis desempenham na redefinição da educação histórica brasileira, a partir de perspectivas inclusivas no Ensino de História, com base no pensamento decolonial.

 

Biografia do Autor

Eduardo Gomes, Universidade Federal de Roraima

Professor da Universidade Federal de Roraima, Campus Murupu. Doutorando em História pelo PPGH da Universidade Salgado de Oliveira-RJ;

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Publicado

17/07/2024

Como Citar

GOMES, E. Reescrevendo a narrativa Histórica: : a descolonização do ensino de História através das leis 10.639/03 e 11.645/08. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e7940, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.7940. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7940. Acesso em: 31 ago. 2024.

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Seção

Artigos e Comunicações