Apontamento sobre a posição e organização do Clube de Engenharia na década de 1930
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v27i02.7870Palavras-chave:
Clube de Engenharia, Revista, Política, EstadoResumo
O presente artigo busca realizar alguns apontamentos a respeito da organização e atuação do Clube de Engenharia durante a década de 1930. Por ser a instituição uma importante organizadora de frações de classe, fato percebido desde sua fundação, trazer um aprofundamento sobre os primeiros anos do Governo Vargas, momento marcado pelo crescimento industrial, faz-se necessário. Para tanto, buscamos agregar no estudo do Clube de Engenharia, apontando sua reorganização em sua diretoria; as mudanças estruturais dentro de sua Revista e seu posicionamento técnico-político frente ao Estado.
Referências
AZEVEDO, A. N. A cura pela técnica: o Clube de Engenharia e a questão urbana na cidade do Rio de Janeiro na virada do século XIX ao XX. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 19, n. 02, p. 273-292, 2013.
Clube de Engenharia
CURY, V. M. Engenheiros e empresários: o Clube de Engenharia na gestão de Paulo de Frontin (1903-1933). Tese (doutorado). Faculdade de História. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2000.
DRAIBE, S. Rumos e Metamorfoses: um estudo sobre a constituição do Estado e as alternativas da industrialização no Brasil (1930-1960). 2ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2004.
HONORATO, C. T. O clube de engenharia nos momentos decisivos da vida do Brasil. Rio de Janeiro: Clube de Engenharia, 1996.
MARINHO, P. E. M. de M. Ampliando o Estado Imperial: os engenheiros e a organização da cultura no Brasil Oitocentista. Tese (doutorado). Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Niterói, 2008.
TURAZZI, M. I. As artes do ofício: fotografia e memória da engenharia no século XIX. Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: USP, 1997.
VALLADÃO, M. Apontamentos Históricos do Clube de Engenharia (Manusc.). Arquivo Espaço Memória da Engenharia, 1903.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.