As fotografias da Segunda Guerra Mundial nos livros didáticos:

notas sobre o PNLD 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v27i02.7869

Palavras-chave:

PNLD 2021, Fotografias, Segunda Guerra Mundial

Resumo

O presente artigo se propõe a lançar um olhar inicial para os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021, referentes ao Objeto 2 – Áreas do Conhecimento, no qual a História viria englobada na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, buscando, a partir de um olhar comparado, sondar a presença da temática da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a utilização das fotografias do conflito em tais obras, destinadas aos alunos e professores do ensino médio das escolas públicas do Brasil.

Biografia do Autor

Maria Luiza Pérola Dantas Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Mestra em Educação e graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq).

Referências

ARENDT, H. Totalitarismo In Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1966. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf último acesso em: 03/08/2023, às 14:03.

BARROS, M. L. P. D. O trabalho com as fotografias no ensino da segunda guerra mundial: um estudo comparado das coleções do PNLD 2018. 2019. f. 170 Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.

BARTHES, R. A mensagem fotográfica. In O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

_________. A retórica da imagem. In O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Revista Educação & Sociedade, nº 72, agosto, 2000.

BITTENCOURT, C. M. F. Livros e materiais didáticos de História. IN Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2 ed, 2008, p. 295-324.

CAMPANHOLI, J. A. M. Fotografia e Educação: o uso da fotografia na prática docente. Revista Primus Vitam, nº7, 2º semestre, 2014.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1988.

CORREIA, F. B. O. C. A fotografia como dispositivo na construção do conhecimento geográfico: a experiência no Mocambo. 2017. f. 176 Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.

CRAVO, G. M.; BOTELHO-FRANCISCO, R. E. A fotografia como representação do conhecimento didático: uma abordagem da semiótica. VII Encontro de Pesquisa em Comunicação – ENPECOM, 2015.

EVANS, R. J. O Terceiro Reich em Guerra. Trad. Lúcia Brito. São Paulo: Planeta, 3 ed, 2016.

GATTI JÚNIOR, D. Estado, currículo e livro didático de História no Brasil (1988-2007). IN OLIVEIRA, M., STAMATTO, M (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.

GONÇALVES, W. da S. A Segunda Guerra Mundial. In FILHO, Daniel A. Reis; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (orgs.). O século XX: o tempo das crises. Revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, vol. II, 3 ed, 2005.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 4 ed., 2009.

MACIEL, A.de M. O uso da imagem fotográfica no livro didático de Matemática para jovens e adultos. Revista Temas em Educação. João Pessoa, v.20/21, n.1/2, p.222-238, jan-dez. 2011/2012.

MATOS, J. S.; SENNA, A. K. de. Estado, editoras e ensino: o papel da política na produção, avaliação e distribuição dos livros didáticos de História no Brasil (1938-2012). Revista História Hoje, ANPUH, v. 2, nº 4, p. 213-240 – 2013.

MUSSOI, A. B. A fotografia como recurso didático no ensino de Geografia. Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, Guarapuava, 2008.

OLIM, B. B. de. Imagens em Livros Didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. Outros Tempos, vol.7, nº 10, dez. 2010.

PRATS, J. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Revista Educar. Curitiba: Editora UFPR, 2006, p.191-218.

SHIRER, W. Ascensão e queda do Terceiro Reich. Triunfo e Consolidação (1933-1939). Trad. Pedro Pomar e Leônidas G. de Carvalho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, vol 1, 2008.

________. Ascensão e queda do Terceiro Reich. O começo do fim: 1939-1945. Trad. Pedro Pomar e Leônidas G. de Carvalho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, vol. 2, 2 ed., 2017.

SILVA, E. Livros Didáticos e ensino de História: a Idade Média nos Manuais escolares do Ensino Fundamental. Revista História & Ensino, Londrina, v. 17, nº 1, p.07-31, 2011.

SILVA, F. C. T. da. O século sombrio: entre luzes e sombras IN: O século sombrio: uma história geral do século XX. Rio De Janeiro: Elseivier, 2004. p. 1-25.

SILVA, J. R. da. Leitores e leituras em aulas de História: professores, alunos e a inventividade sobre o livro didático. Revista História & Ensino, Londrina, vol. 16, n.1, p.7-23, 2010.

SOARES, J. B. Espaço escolar e livro didático de história no Brasil: a institucionalização de um modelo a partir do Programa Nacional do Livro Didático (1994 a 2014). Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de pós-graduação em História, 2017.

WOODFIELD, R. (org). Gombrich Essencial: textos selecionados sobre arte e cultura. Trad. Alexandre Salvaterra. Rio Grande do Sul: Bookman, 2012.

Downloads

Publicado

10/12/2021

Como Citar

PÉROLA DANTAS BARROS, M. L. . As fotografias da Segunda Guerra Mundial nos livros didáticos: : notas sobre o PNLD 2021. Textos e Debates, [S. l.], v. 27, n. 02, p. e7869, 2021. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v27i02.7869. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7869. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações