Atypical

uma análise do desenvolvimento psicossocial do adolescente autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v28i02.7792

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Autismo, Adolescente, Desenvolvimento do Adolescente

Resumo

O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta, principalmente, as áreas de comunicação e reciprocidade social do indivíduo acometido. Características do transtorno podem ser identificadas desde os primeiros anos do desenvolvimento infantil, e duram até o fim da vida. A série analisada mostra uma representação de um adolescente autista chamado Sam Gardner, em sua trajetória para a vida adulta. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como o desenvolvimento psicossocial do adolescente retratado na série influencia em suas decisões e relações sociais. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica básica, acerca do tema “Atypical: Uma Análise do Desenvolvimento Psicossocial do Adolescente com Transtorno do Espectro Autista” e, posteriormente, foi realizada uma análise da série Atypical, publicada pela Netflix em 2017. Através da série foi possível observar uma série de similaridades entre o comportamento de Sam e o que seria esperado de um adolescente autista, de acordo com a base teórica.

Biografia do Autor

Clarice Piragibe, Faculdade Cathedral

Graduanda do curso de Psicologia da Faculdade Cathedral (Boa Vista - RR). 

Luana Comito Muner, Faculdade Cathedral (Boa Vista - RR)

Coordenadora e Professora do curso de Psicologia da Faculdade Cathedral (Boa Vista-RR), Mestre e Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco (Itatiba-SP) e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo-SP).

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Publicado

10/12/2022

Como Citar

PIRAGIBE, C.; COMITO MUNER, L. Atypical: uma análise do desenvolvimento psicossocial do adolescente autista. Textos e Debates, [S. l.], v. 28, n. 02, p. e7792, 2022. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v28i02.7792. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7792. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações