Adolescência e Desenvolvimento da Identidade na Região de Canudos, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v27i02.7330Palavras-chave:
Adolescência, Identidade, Procedimento de Desenhos-Estórias com TemaResumo
Apresenta-se um estudo de caso clínico, que teve como objetivo descrever aspectos do desenvolvimento da identidade de uma pré-adolescente da região de Canudos - Bahia, a partir da utilização do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Trata-se do caso da participante Maria, de doze anos. A coleta de dados foi realizada numa comunidade rural do município de Canudos, Bahia. A aplicação do instrumento ocorreu em uma sala da escola desativada da comunidade. Dentre os resultados, destaca-se a presença das características de tendência grupal, separação progressiva dos pais e racionalização de conflitos, além da fundamental influência da comunidade no desenvolvimento da sua identidade. Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado, pois a técnica respeitou as particularidades culturais da participante, além de facilitar o vínculo terapêutico. Destaca-se a necessidade de políticas públicas que fomentem o acessa à educação, lazer e cultura na região.
Referências
ABERASTURY, A. Adolescência. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
AIELLO-VAISBERG, T. M. J. Investigação das Representações Sociais. In. TRINCA, Walter (Org.). Formas de Investigação Clínica em Psicologia. São Paulo: Vetor, 1997. p. 255 – 288.
BIGOLI, V. H. O. Proposta projeto Canudos Velho. São Bernardo Campo: UMESP, 2013.
BLEGER, J. Temas de Psicologia: Entrevista e grupos. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
DALGALARRONDO, P. Funções psíquicas compostas e suas alterações: consciência e valoração do Eu, personalidade e inteligência. In.
________. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 245-256.
ERIKSON, E. H. Identidade. 2ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
ERIKSSON, E. H. El Ciclo Vital Completado. Buenos Aires: Paidos, 1985.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KNOBEL, M. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 1981.
KNOBEL, M. Psicoterapia Breve. 2 ed. São Paulo: EPU, 1986.
MAHFOUD, M. A Vivência de um Desafio: Plantão Psicológico. In: Rosemberg, R. Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa. São Paulo: EPU, 1987.
OLIVEIRA, C. G. Estilhaços literários da Guerra de Canudos. Em Tese. 13, 2008. Disponível em: www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_pgs/Em%20Tese%2013/TEXTO %2004_jj.pdf Acesso em: 25 fev. 2020.
SCHMIDT, Maria Luisa S. Plantão psicológico, universidade pública e política de saúde mental. Estudos de Psicologia. v. 21, Campinas, p. 173-192, 2004.
TARDIVO, L. C. O atendimento em Psicodiagnóstico Interventivo na clínica-escola: o encontro entre os pacientes, os terapeutas e os estudantes de psicologia. In. N. A. Silva Neto & D. M. Amparo (Orgs.), Métodos projetivos: instrumentos atuais para a investigação psicológica e da cultura. Anais do IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Brasília: Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2006, p. 334-341.
TARDIVO, L. S. P. C. O Adolescente e Sofrimento Emocional nos Dias de Hoje. São Paulo: Psico-Pedagógica, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.