Adolescência e Desenvolvimento da Identidade na Região de Canudos, Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v27i02.7330

Palavras-chave:

Adolescência, Identidade, Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema

Resumo

Apresenta-se um estudo de caso clínico, que teve como objetivo descrever aspectos do desenvolvimento da identidade de uma pré-adolescente da região de Canudos - Bahia, a partir da utilização do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Trata-se do caso da participante Maria, de doze anos. A coleta de dados foi realizada numa comunidade rural do município de Canudos, Bahia. A aplicação do instrumento ocorreu em uma sala da escola desativada da comunidade. Dentre os resultados, destaca-se a presença das características de tendência grupal, separação progressiva dos pais e racionalização de conflitos, além da fundamental influência da comunidade no desenvolvimento da sua identidade. Conclui-se que o instrumento se mostrou adequado, pois a técnica respeitou as particularidades culturais da participante, além de facilitar o vínculo terapêutico. Destaca-se a necessidade de políticas públicas que fomentem o acessa à educação, lazer e cultura na região.

Biografia do Autor

Gleise Sales Arias, Centro Universitário Fundação Santo André

Psicóloga e Mestre em Psicologia da Saúde. Doutoranda em Psicologia Clínica, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora do Centro Universitário Fundação Santo André.

Gabriela Barreto Chavatte, Universidade Metodista de São Paulo

Psicóloga, Universidade Metodista de São Paulo.

Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo, Universidade de São Paulo

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica, Livre Docente. Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Referências

ABERASTURY, A. Adolescência. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

AIELLO-VAISBERG, T. M. J. Investigação das Representações Sociais. In. TRINCA, Walter (Org.). Formas de Investigação Clínica em Psicologia. São Paulo: Vetor, 1997. p. 255 – 288.

BIGOLI, V. H. O. Proposta projeto Canudos Velho. São Bernardo Campo: UMESP, 2013.

BLEGER, J. Temas de Psicologia: Entrevista e grupos. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

DALGALARRONDO, P. Funções psíquicas compostas e suas alterações: consciência e valoração do Eu, personalidade e inteligência. In.

________. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 245-256.

ERIKSON, E. H. Identidade. 2ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

ERIKSSON, E. H. El Ciclo Vital Completado. Buenos Aires: Paidos, 1985.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KNOBEL, M. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 1981.

KNOBEL, M. Psicoterapia Breve. 2 ed. São Paulo: EPU, 1986.

MAHFOUD, M. A Vivência de um Desafio: Plantão Psicológico. In: Rosemberg, R. Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa. São Paulo: EPU, 1987.

OLIVEIRA, C. G. Estilhaços literários da Guerra de Canudos. Em Tese. 13, 2008. Disponível em: www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_pgs/Em%20Tese%2013/TEXTO %2004_jj.pdf Acesso em: 25 fev. 2020.

SCHMIDT, Maria Luisa S. Plantão psicológico, universidade pública e política de saúde mental. Estudos de Psicologia. v. 21, Campinas, p. 173-192, 2004.

TARDIVO, L. C. O atendimento em Psicodiagnóstico Interventivo na clínica-escola: o encontro entre os pacientes, os terapeutas e os estudantes de psicologia. In. N. A. Silva Neto & D. M. Amparo (Orgs.), Métodos projetivos: instrumentos atuais para a investigação psicológica e da cultura. Anais do IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Brasília: Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2006, p. 334-341.

TARDIVO, L. S. P. C. O Adolescente e Sofrimento Emocional nos Dias de Hoje. São Paulo: Psico-Pedagógica, 2007.

Downloads

Publicado

10/12/2021

Como Citar

ARIAS, G. S.; BARRETO CHAVATTE, G.; SALOMÃO DE LA PLATA CURY TARDIVO, L. Adolescência e Desenvolvimento da Identidade na Região de Canudos, Bahia. Textos e Debates, [S. l.], v. 27, n. 02, p. e7330, 2021. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v27i02.7330. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7330. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações