PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO

Autores

  • GEISEL BENTO JULIÃO Secretaria de Estado da Educação do Estado de Roraima-SEED-RR

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i33.5121

Palavras-chave:

Educação Indígena, Prática pedagógica, Currículo diferenciado, Roraima

Resumo

O presente artigo tem sua origem nas reflexões teórica descritas em minha tese de doutoramento defendida em 2017. O referente estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa teórica e observação no campo de pesquisa. A desvalorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar é o problema de pesquisa que tem norteado minhas pesquisas mais recentes, inclusive a pesquisa no doutorado. Portanto, esse texto, em particular, tem como objetivo apontar e descrever os fundamentos e objetivos éticos e epistemológicos da prática pedagógica diferenciada, crítica e libertadora em educação escolar indígena. Concluiu-se que a construção de uma educação escolar indígena perpassa pela construção de uma prática pedagógica diferenciada. Essa, precisa ser pensada sobre fundamentos ético e epistemológico que tenham como objetivo principal a valorização da vida, o reconhecimento e valorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar.

Biografia do Autor

GEISEL BENTO JULIÃO, Secretaria de Estado da Educação do Estado de Roraima-SEED-RR

Indígena do povo Wapichana, professor e coordenador pedagógico de escola indígena. Graduado em Licenciatura Intercultural, Pedagogia, mestre e doutor em Educação.

Downloads

Publicado

27/04/2020

Como Citar

JULIÃO, G. B. PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 33, 2020. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i33.5121. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5121. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações