A música indígena diante doas leituras ocidentalizadas e de sua apropriação histórica.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i11.2881Palavras-chave:
aculturação, música indígena, integração culturalResumo
Este artigo - unido a perspectiva historiográfica e a perspectiva musicológica - busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que - até a primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje - examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de estudo e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Textos & Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.