A música indígena diante doas leituras ocidentalizadas e de sua apropriação histórica.

Autores

  • José Costa D'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i11.2881

Palavras-chave:

aculturação, música indígena, integração cultural

Resumo

Este artigo - unido a perspectiva historiográfica e a perspectiva musicológica - busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que - até a primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje - examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de estudo e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.

Biografia do Autor

José Costa D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduação em Música (Composição Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989).

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Publicado

06/08/2015

Como Citar

BARROS, J. C. D. A música indígena diante doas leituras ocidentalizadas e de sua apropriação histórica. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 11, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i11.2881. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2881. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações