Alfabetização - instrumento de discriminação, dominação ou (trans)formação?

Autores

  • Parmênio Camurça Citó Universidade Federal de Roraima.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i11.2878

Palavras-chave:

letramento, educação de jovens e adultos, representação

Resumo

Na comparação entre a visão de documentos que fundamentam o programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA e a visão de uma representação e valorização em relação à habilidade, ou não, para ler e escrever. Com base nos documentos, observamos uma atitude grafocêntrica, onde a alfabetização é entendida como instrumento de desenvolvimento cognitivo e este, por sua vez, dependente da escolarização. A partir das respostas do sujeito, verificamos que a representação que ela faz de si mesma é reflexo da valorização simbólica que a sociedade faz da alfabetização, baseada na habilidade de ler e escrever.

Biografia do Autor

Parmênio Camurça Citó, Universidade Federal de Roraima.

Graduação em Licenciatura Plena em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará, UECE (1986). Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará, UECE (2008).

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Publicado

06/08/2015

Como Citar

CITÓ, P. C. Alfabetização - instrumento de discriminação, dominação ou (trans)formação?. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 11, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i11.2878. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2878. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações