A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização

Autores

  • Cezar Luiz de Mari Universidade Federal de Viçosa.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i8.2865

Palavras-chave:

"sociedade do conhecimento, políticas educacionais e educação

Resumo

Este trabalho as questões contidas no documento educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade da CEPAL & UNESCO, cuja influência indicam o caminho da "sociedade do conhecimento" como alternativa para países da América Latina e Caribe desenvolverem maior competitividade e cidadania. A nossa questão permeia essas indicações internacionais e as políticas em curso no Brasil e suas compreensão da conceitualização "sociedade do conhecimento". Essas leituras nos indicam a proposição da "sociedade do conhecimento". sem a devida abordagem crítica e a direção das políticas educacionais num nível técnico instrumental, articulando quase como inexorável os meios produtivos e a educação. A educação de direito público passa a ser considerada setor de bens e serviços, tendo como principal função potencializar o setor produtivo tornando país mais competitivo e a formação profissional para as demandas rápidas de mercado.

Biografia do Autor

Cezar Luiz de Mari, Universidade Federal de Viçosa.

Graduação em Filosofia. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil (1993). Mestrado em Educação Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil (1998). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006).

Downloads

Publicado

05/08/2015

Como Citar

MARI, C. L. de. A "Sociedade do Conhecimento", Âncora teórica da ideologia da mordenização. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 8, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i8.2865. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2865. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações