A CIDADANIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UM RELATO DA UFT E UNIFESSPA

Autores

Palavras-chave:

Cidadania, Ensino de Geografia, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho trata-se de um recorte da dissertação de mestrado intitulada “A Cidadania na Formação Inicial dos Futuros Professores de Geografia: Um relato da UFT e Unifesspa”. As atenções se voltam para os futuros docentes de Geografia e sua formação inicial, trazendo a inquietude em saber: a) qual a concepção dos futuros professores de Geografia da Unifesspa, campus Marabá, e da UFT, campus Porto Nacional, sobre cidadania?; b) os respectivos cursos de licenciatura formam professores na perspectiva de formação cidadã?; c) Como se dá a formação inicial desses sujeitos perante as transformações no mundo contemporâneo?; d) de que maneira a Geografia contribui para a formação cidadã? Para a realização desta pesquisa, foram considerados alguns procedimentos com base nos objetivos propostos. As metodologias utilizadas foram: 1º) pesquisa e levantamento bibliográfico; 2º) análise documental do Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de licenciatura em Geografia da Unifesspa e da UFT; 3º) elaboração e aplicação de questionários e por fim, 4º) discussões dos resultados obtidos após coleta de dados por meio dos questionários respondidos. A Geografia apresenta-se como um campo do conhecimento que auxilia o jovem educando no entendimento da sua realidade e na busca por mudanças, podendo atuar politicamente na construção de uma sociedade mais justa. Assim, faz-se necessário desde a formação inicial de professores de Geografia construir conhecimentos transformadores capazes de contribuir no exercício de uma Geografia escolar e na promoção de práticas cidadãs.

Biografia do Autor

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, UFT

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Roberto Souza Santos, UFT

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Rondonópolis (1993), mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Geografia pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, SP (2006). Concluiu o curso de doutorado em 16 de maio de 2006. É Pós-doutor pelo Instituto de Estudos Socioambientais – IESA – Programa de Pós-graduação do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás – Goiânia (2013). Integrante do Núcleo de Estudos Urbanos e Agrários – NURBA da UFT. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT na linha de pesquisa: “Estudos Geoterritoriais” e professor no curso de graduação em Geografia da UFT – Campus Porto Nacional – TO. Possui experiência na área de Geografia Humana: Geografia e ensino, teoria e método em Geografia, Geografia Agrária e Urbana, com ênfase em Geografia Regional. Professor Associado IV.

Robson Alves dos Santos, UFCAT

Doutor em Geografia pela UFG/Goiânia , Mestrado e Graduação em Geografia pela UFG (Campus Catalão). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente em Geografia, estágio em Geografia, conhecimento e saberes docentes, ensino-aprendizagem em Geografia, ensino, pesquisa e Projeto Pedagógico. Membro do corpo editorial do periódico "Espaço em Revista".

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Publicado

12-07-2024