OS ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL (RV) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PARÂMETROS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES

Autores

Palavras-chave:

Processo didático, Estratégia de ensino, Tecnologia e ensino

Resumo

O processo didático é marcado pela procura de estratégias para impulsionar o aprendizado dos estudantes. Nesse sentido, uma das possibilidades no ensino de Geografia é a utilização da Realidade Virtual (RV), trazendo à sala de aula diferentes aspectos dessa disciplina do conhecimento. Desta maneira, esta pesquisa procurou caracterizar a percepção de estudantes sobre uma ferramenta de RV para o ensino da paisagem na componente curricular de Geografia, levando em consideração o posicionamento prático do instrumento utilizado. Para isto, foram gravadas com câmera em 360 graus localidades em Caxias do Sul, Gramado e Bento Gonçalves, todas no estado do Rio Grande do Sul. Organizou-se uma sequência didática aplicada no último ano do ensino médio no [omitido para avaliação], com a utilização de um óculos de RV e um celular acoplado para a visualização dos vídeos, apresentando-os através do youtube.com. Empregou-se um questionário apoiado na escala Likert para a aferição das percepções e perguntas abertas para a categorização qualitativa. Chega-se à conclusão de que a proposta empregada demonstra desafios relacionados aos instrumentos técnicos, associados à percepção de que o conhecimento sobre as paisagens é aprimorado com o uso da RV e que a ferramenta motiva e engaja os estudantes. Conjuntamente, o manuseio e entendimento do equipamento de RV foram evidenciados como facilitadores sobre a tecnologia a ser utilizada no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

João Vitor Gobis Verges, Universidade de Lisboa - Portugal

Doutor em Ciências do Ambiente pela Universidade de Lisboa (ICS/FC) e Doutor em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão. Licenciado e Bacharel em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Atua como docente no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com desenvolvimento de pesquisas, extensões e ensino nos níveis técnicos, superiores e pós-graduações. Atualmente é Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do IFRS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação Profissional e Humanidades (IFRS/Caxias do Sul), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática (IFMT/VGD), do NEDUrb: Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina - GEAC. É revisor de 12 periódicos científicos e parte dos corpos editoriais da Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU) e do Setor de Publicações do IFRS. Possui experiência em Geografia e Educação, trabalhando com os seguintes temas: Ensino de Geografia, Educação Profissional e Tecnológica, Epistemologia Ambiental e Política Climática Brasileira.

Alfredo Costa, IFRS - Caxias do Sul

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É Bacharel em Geografia (UFMG), Licenciado em Geografia (UNIFRAN), Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG), Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (UFMG), e Doutor em Geografia (UFMG). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão em geografia regional e aplicada, na interface entre população, economia e meio-ambiente; e em educação profissional e tecnológica, com ênfase em projetos para a promoção da cidadania global para turmas de ensino técnico integrado ao ensino médio.

Diego Corrêa Maia, UNESP - Rio Claro

Diego Corrêa Maia é geógrafo formado pela Unesp de Rio Claro (SP) e Livre-docente em Ensino de Geografia. Titulou-se Mestre e Doutor em Geografia pela Programa de Pós-graduação da Unesp de Rio Claro (SP), pesquisando temas ligados à Climatologia Geográfica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP Campus Rio Claro (SP), Editor responsável da revista Estudos Geográficos e tem dedicado suas pesquisas à Geografia Escolar. Desde 2019 é Professor Associado III da Unesp ? Campus Rio Claro (SP) e lidera o grupo de pesquisa do CNPq chamado ?Núcleo de Ensino de Geografia e Didática (NEGED)?.Email para contato:d.maia@unesp.br

Nivea Massaretto Verges, UNESP - Rio Claro

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP. Licenciada e bacharel em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Atualmente é Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP - Rio Claro e Bolsista Capes. Foi membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA (UNESP - Presidente Prudente) e do Grupo de Pesquisa: Interações na Superfície, Água e Atmosfera - GAIA (UNESP-Presidente Prudente). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática (IFMT - Campus Várzea Grande), do Núcleo de Ensino de Geografia e Didática - NEGED (UNESP-Rio Claro) e do Conselho Editorial do Periódico Geografia (UNESP-Rio Claro). Atuou como Professora na Rede Municipal de Itatiba/SP e Rede Estadual de São Paulo, no Colégio Objetivo de Jarinu/SP, na Rede SESI - SP, na Rede Estadual de Mato Grosso, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT/Campus Cuiabá, no Colégio Maxi - Cuiabá e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul/Campus Charqueadas. Tem experiência na área de Geografia, trabalhando com Ensino de Geografia.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Verges, J. V. G., Costa, A., Corrêa Maia, D. ., & Massaretto Verges, N. (2024). OS ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL (RV) COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PARÂMETROS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 18(1), 39–52. Recuperado de http://revista.ufrr.br/rga/article/view/7628