Educação Infantil:
Arte e Diversidade na Prática Escolar
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8360Palavras-chave:
Educação Infantil;, Diversidade;, Autoestima;, Abordagem Triangular.Resumo
O presente relato de experiência foi desenvolvido em uma escola da Prefeitura de Fortaleza e versa sobre a valorização da identidade e da diversidade, alinhado aos princípios da BNCC e à Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (1998). As atividades realizadas incluíram a contação de histórias, expressão corporal e musical e a criação artística. Buscou-se promover a autoestima e o respeito pela diversidade entre crianças da Educação Infantil e a comunidade participante. A interação com a música e a arte visual proporcionou um ambiente rico em autoexpressão e reflexão, enquanto a participação das famílias fortaleceu o vínculo com a escola. Essas práticas integradas demonstram a eficácia de uma abordagem educativa que une narrativas culturais, atividades artísticas e engajamento familiar para o desenvolvimento integral das crianças.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte – anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
BELÉM, Valéria. O cabelo de Lelê. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
FERRAZ, Maria Helena; FUSARI, Maria F. Metodologia do Ensino de Arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999. (Coleção Magistério. 2º grau. Série formação de professor)
PEVIRGULADEZ, Alan. “O meu cabelo é bem bonito”, 17 de .novembro de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sfsq6aqfkdm
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. Rio de Janeiro: José Olimpio, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andreia Lima de Almeida , Francisca Risolene Fernandes, Wendel Alves Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.