Desenvolvimento infantil e atividades manuais inclusivas:

vivências na Apae Sobral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8355

Palavras-chave:

Inclusão;, APAE;, Família;, Desenvolvimento;, Experiência.

Resumo

Este trabalho objetiva relatar experiências vivenciadas na APAE-Sobral onde realizou-se ações com crianças de quatro (4) a onze (11) anos de idade, efetivadas em forma de atividades pedagógicas e estimuladoras enquanto as mesmas aguardavam os atendimentos com os profissionais. Assim sendo, identificou-se como problemática a ociosidade e dispersão durante a espera. Diante disso, iniciou-se o planejamento e desenvolvimento de atividades coletivas e direcionadas de acordo com as necessidades individuais das crianças, visando contribuir com o desenvolvimento dos sujeitos. Para isso, selecionamos autores como Mantoan (2003), Minayuo (2002), Moreira (2021), entre outros, para embasar as discussões. Neste cenário exposto, o apoio dos familiares foi fundamental para tomarmos conhecimento das realidades e termos uma boa execução na realização dessas propostas, assim possibilitando promover a integração entre o grupo Práxis (vinculado ao PET PEDAGOGIA da UVA) com as crianças, seus responsáveis e com o ambiente institucional.

Biografia do Autor

Kássia Hellen Alcântara Alves, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), estagiária como acompanhante terapêutica.

Suely Sousa Avelino, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), estagiária como acompanhante terapêutica.

Luciano Gutembergue Bonfim Chaves, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor em filosofia pela PUC - Rio. Professor-tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da UVA - PET PEDAGOGIA. Coordenador do GESTA - Grupo de estudos, pesquisas e práxis em estética e arte-educação.

Referências

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

ALVES, K. H. A. .; AVELINO, S. S. .; CHAVES, L. G. B. Desenvolvimento infantil e atividades manuais inclusivas: : vivências na Apae Sobral. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8355. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8355. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade