Contribuições do PIBID UNILAB para a formação inicial de docentes de Biologia
o portfólio como possibilidade reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7574Palavras-chave:
Formação inicial docente; PIBID; Portfolio ReflexivoResumo
Objetivo. O trabalho buscou analisar as contribuições do PIBID UNILAB para a formação inicial docente a partir dos registros de portfólios de bolsistas de Biologia da edição 2020-2022.
Método. De abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e documental, analisaram-se portfólios produzidos pelos bolsistas do PIBID Biologia.
Resultados. Os resultados revelam que a construção de portfólios é, em grande parte, aliada a processos auto avaliativos, momentos de reflexão, uma vez que os licenciandos passam a analisar as próprias ações, as atividades realizadas e suas maneiras de aprender.
Conclusão. Conclui-se que o portfólio no Subprojeto PIBID UNILAB Biologia atendeu ao que se propôs, ou seja, possibilitou a reflexão dos participantes ao analisarem as atividades executadas no âmbito escolar, conferindo uma perspectiva avaliativa da iniciação à docência e da formação inicial, permitindo novas possibilidades e estratégias de ensino e aprendizagem, contribuindo para que bolsistas sejam pesquisadores de suas práticas educativas.
Implicações. O estudo aponta que o portfólio pode ser uma estratégia formativa e avaliativa para os cursos de licenciatura.
Referências
AMBROSETTI, Neusa Banhaa; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; ALMEIDA, Patrícia Albieri; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; PASSOS, Laurizete Ferragut. Contribuições do Pibid para a formação inicial de professores. Educação em perspectiva, v. 4, n. 1, 2013.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BOZZINI, Isabela Custódio Talora; FURLAN, Elaine Gomes Matheus; CALZOLARI, Anselmo. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 2-especial, p. 34-49, jan./jun.2017
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dá outras providências. Brasília, 1996.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010.
BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: <http://capes.gov.br/educacaobasica/capespibid2013>. Acesso em: 10 novembro de 2022.
BRASIL. Portaria nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília: Ministério da Educação/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Gabinete, 2019.
BOZZINI, Isabela Custódio Talora; CALZOLARI, Anselmo; BRASIL, Segundo. Elementos da aprendizagem profissional da docência em portfólios reflexivos elaborados por bolsistas PIBID. Anais. III CNFP. Águas de Lindóia, 2016.
GRILO, João Maria; MACHADO, Constança Gomes. “Portfólios” reflexivos na formação inicial de professores de Biologia e Geologia. In: SÁ-CHAVES, Idália. (org). Os “portfolios” reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos. Portugal: Porto Editora, 2005.
HARTMANN, Ângela Maria (Org.). Atividades interdisciplinares do Pibid: entre o ensinar e o aprender em Ciências da Natureza. São Leopoldo: Oikos, 2016.
MARTINS, Elcimar Simão (Org.). Conhecendo o programa institucional de bolsas de iniciação à docência: caderno de formação – vol. 1. Redenção: UNILAB, 2020.
MENDES, Emanoela Therezinha Bessa; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Trabalhando com materiais diversos e exercitando o domínio da leitura: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. In: NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto, v. 3, p. 25-42, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2004.
NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal: Dom Quixote, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, v. 24, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v24/1809-449X-rbedu24-e240001.pdf Acesso em: 06 nov. 2020.
UFALA, Ildo Domingos; MARTINS, Elcimar Simão. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: a experiência da UNILAB no contexto da pandemia do Covid-19. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-18, 2022.
VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. O “Portfólio” como instrumento na auto-regulação da aprendizagem. In: SÁ-CHAVES, Idália. Os “portfolios” reflexivos (também) trazem gente dentro. Porto: Porto Editora, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elcimar Simão Martins, Marina de Oliveira Morais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.