A educação social de monitores educacionais em uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8377Palabras clave:
Educação-social;, Pedagogia social;, Escola pública.Resumen
A política educacional no Brasil é fortemente entrelaçada às políticas sociais, surgindo assim, novos atores para desempenhar as diversas funções criadas na escola pública. Porém, sua formação não é proveniente dos cursos de licenciaturas das universidades e sim no campo do conhecimento denominado pedagogia social. Um dos atores é o(a) educador(a) social que surge com diversas denominações, tais como monitor, oficineiro etc. Pretendemos estudar sua práxis explicitando conceitos de educação, educação social ,pedagogia social e educador social. A pedagogia social tem como práxis as práticas de educação popular, de educação social e comunitária. Estas práticas são divididas em quatro domínios: sociocultural, sociopedagógico, sociopolítico e epistemológico. Investigamos a prática destes profissionais por meio de levantamento bibliográfico, da observação participante e da aplicação de questionário. Concluímos que agentes educacionais e monitores educacionais não possuem formação específica e no momento demonstra ser uma opção ao desemprego. Uma proposta educativa baseada na teoria da Pedagogia Social contribuiria para o fortalecimento e desenvolvimento dos objetivos do Programa Mais Gestão na Educação.
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