A educação social de monitores educacionais em uma escola pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8377

Palabras clave:

Educação-social;, Pedagogia social;, Escola pública.

Resumen

A política educacional no Brasil é fortemente entrelaçada às políticas sociais, surgindo assim, novos atores para desempenhar as diversas funções criadas na escola pública. Porém, sua formação não é proveniente dos cursos de licenciaturas das universidades e sim no campo do conhecimento denominado pedagogia social. Um dos atores é o(a) educador(a) social que surge com diversas denominações, tais como monitor, oficineiro   etc. Pretendemos estudar sua práxis explicitando conceitos de educação, educação social ,pedagogia social e educador social. A pedagogia social tem como práxis as práticas de educação popular, de educação social e comunitária. Estas práticas são divididas em quatro domínios: sociocultural, sociopedagógico, sociopolítico e epistemológico. Investigamos a prática destes profissionais por meio de levantamento bibliográfico, da observação participante e da aplicação de questionário. Concluímos que agentes educacionais e monitores educacionais não possuem formação específica e no momento demonstra ser uma opção ao desemprego. Uma proposta educativa baseada na teoria da Pedagogia Social contribuiria para o fortalecimento e desenvolvimento dos objetivos do Programa Mais Gestão na Educação.

Biografía del autor/a

Eveline Mendes Oliveira, Faculdade Unida de Vitória

Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).Estudante do mestrado profissional em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória,UNIDA, Brasil.Atualmente profª da rede Municipal de ensino e da Associação de Educadores(a) Sociais.

 

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Publicado

20/12/2024

Cómo citar

OLIVEIRA, E. M. . A educação social de monitores educacionais em uma escola pública . Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8377. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8377. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade