Transformação antirracista

experiência educacional em escola de Fortaleza, CE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8376

Palabras clave:

Educação antirracista;, Residência Pedagógica;, Eletiva;, Racismo.

Resumen

O relato destaca a contribuição para uma educação antirracista baseada numa experiência em uma instituição de Ensino Médio em Fortaleza, CE. Partindo do programa de Residência Pedagógica do curso de Ciências Sociais da UECE, a jornada foi marcada por desafios e aprendizados, inserindo-se no ambiente escolar e na realização de uma disciplina eletiva sobre Racismo e Relações Étnico-Raciais. A metodologia consistiu no desenvolvimento da disciplina ao longo de seis meses, com abordagens sobre racismo, desigualdade racial e cultura negra, incluindo atividades lúdicas e debates. Os resultados evidenciaram o impacto positivo nos alunos, com relatos de contentamento, interesse em participar novamente e autoidentificação como indivíduos antirracistas. A discussão enfatiza a importância da educação antirracista na desconstrução de padrões racistas e na promoção da igualdade. Conclui-se a importância de disseminar essas práticas por toda a comunidade escolar para contribuir para uma educação antirracista e emancipadora.

Biografía del autor/a

Lilian Maria da Silva Mello, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

 

Graduada na Universidade Estadual do Ceará em Ciências Sociais, pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação (GERE) e Mestranda do curso Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB. .

Citas

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. [Structural Racism]. São Paulo: Pólen, 2019. 264 p. ISBN 978-85-98349-75-6.

FREIRE, Paulo, 1921-1997. Política e educação: ensaios / Paulo Freire. – 5. ed – São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v. 23).

FREITAS, Mônica Cavalcante de; Freitas, Bruno Miranda de; Almeida, Danusa Mendes. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540.

HOOKS, bell, 1952-2021. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança / bell hooks; Tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021. 304 p.

MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

MOREIRA, Adilson. (2019). Racismo Recreativo. São Paulo: Pólen Livros.

Publicado

20/12/2024

Cómo citar

MELLO, L. M. da S. . Transformação antirracista: experiência educacional em escola de Fortaleza, CE. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8376. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8376. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade