A importância dos contos infantis para o desenvolvimento emocional das crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8372

Palabras clave:

Contos de fadas;, Crianças;, Desenvolvimento Emocional;, Psicológico.

Resumen

Este estudo investigou o papel dos contos de fadas e histórias infantis no desenvolvimento emocional e psicológico das crianças, partindo da análise de Bettelheim (2021) e da contribuição de outros autores sobre o valor dessas narrativas na formação infantil. O objetivo foi explorar de que maneira essas narrativas proporcionam, além de entretenimento, insights sobre questões emocionais e psicológicas e como podem ser utilizadas na prática educativa para apoiar o desenvolvimento cognitivo e emocional. O estudo configurou-se como um relato de experiência com crianças da Educação Infantil de uma escola do município de Caucaia-CE. O texto abordou como a análise crítica e a discussão dessas histórias em sala de aula promovem o desenvolvimento social e cognitivo, facilitando a internalização de conceitos e valores culturais.

Biografía del autor/a

Terezinha Alves Farias Lima, Prefeitura Municipal de Caucaia

 

Mestranda em Ciências da Educação pela World Ecumenical University. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Juliana Barbosa Morais Weingartner, Prefeitura Municipal de Caucaia

 

 Mestre em Ciências da Educação pela Emil Brunner World University. Graduada em Pedagogia

pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Citas

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. 8. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2016. p. 9 - 27.

Publicado

20/12/2024

Cómo citar

LIMA, T. A. F. .; WEINGARTNER, J. B. M. . A importância dos contos infantis para o desenvolvimento emocional das crianças. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8372. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8372. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade