A importância dos contos infantis para o desenvolvimento emocional das crianças
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8372Palabras clave:
Contos de fadas;, Crianças;, Desenvolvimento Emocional;, Psicológico.Resumen
Este estudo investigou o papel dos contos de fadas e histórias infantis no desenvolvimento emocional e psicológico das crianças, partindo da análise de Bettelheim (2021) e da contribuição de outros autores sobre o valor dessas narrativas na formação infantil. O objetivo foi explorar de que maneira essas narrativas proporcionam, além de entretenimento, insights sobre questões emocionais e psicológicas e como podem ser utilizadas na prática educativa para apoiar o desenvolvimento cognitivo e emocional. O estudo configurou-se como um relato de experiência com crianças da Educação Infantil de uma escola do município de Caucaia-CE. O texto abordou como a análise crítica e a discussão dessas histórias em sala de aula promovem o desenvolvimento social e cognitivo, facilitando a internalização de conceitos e valores culturais.
Citas
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. 8. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2016. p. 9 - 27.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Terezinha Alves Farias Lima, Juliana Barbosa Morais Weingartner
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.