A importância dos contos infantis para o desenvolvimento emocional das crianças
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8372Palavras-chave:
Contos de fadas;, Crianças;, Desenvolvimento Emocional;, Psicológico.Resumo
Este estudo investigou o papel dos contos de fadas e histórias infantis no desenvolvimento emocional e psicológico das crianças, partindo da análise de Bettelheim (2021) e da contribuição de outros autores sobre o valor dessas narrativas na formação infantil. O objetivo foi explorar de que maneira essas narrativas proporcionam, além de entretenimento, insights sobre questões emocionais e psicológicas e como podem ser utilizadas na prática educativa para apoiar o desenvolvimento cognitivo e emocional. O estudo configurou-se como um relato de experiência com crianças da Educação Infantil de uma escola do município de Caucaia-CE. O texto abordou como a análise crítica e a discussão dessas histórias em sala de aula promovem o desenvolvimento social e cognitivo, facilitando a internalização de conceitos e valores culturais.
Referências
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. 8. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2016. p. 9 - 27.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Terezinha Alves Farias Lima, Juliana Barbosa Morais Weingartner

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



