Tecendo reflexões sobre as potencialidades do Escape Room na aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8371

Palabras clave:

Gamificação;, Escape Room;, Tecnologias Educacionais.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre as potencialidades da gamificação na aprendizagem de jovens estudantes da pedagogia com o uso do Escape Room como  uma prática pedagógica inovadora. O estudo é um relato de experiência com uma abordagem qualitativa,  por meio de uma pesquisa bibliográfica, aproximando-se ao estudo de caso, com os instrumentos de análise, recortes  das notas de campo dos pesquisadores. A base teórica alinha-se numa perspectiva Freiriana (FREIRE, 2019), com o desenvolvimento de atividades mobilizadoras de uma Geração C5 (SOUZA, 2014), no desenvolvimento da Gamificação Criativa (CAROLEI, 2018).Por fim, a estratégia pedagógica é detalhada em suas atividades lúdicas e criativas como  aspectos fundantes da prática pedagógica inovadora, com a análise da integração, da colaboração e da promoção das habilidades dos educandos. 

Biografía del autor/a

Karine Pinheiro de Souza, Universidade Federal do Cariri

 

Professora Adjunta na Universidade Federal do Cariri - UFCA no Instituto de Formação de Educadores - IFE. É doutora em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa - Universidade do Minho/Portugal, com pós- doc em Ciências Sociais, Políticas e do Território - Universidade de Aveiro. Mestra em Políticas Públicas e Planejamento - UECE.

 

Jhonatan Lino dos Santos, Universidade Federal do Cariri

 

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi bolsista PIBID, com a delimitações de estudos em educação antirracista nos anos iniciais do Ensino Fundamental (2022-2024). Atualmente faz parte do grupo de pesquisa INCINATE, bolsa PIBIC.

 

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Publicado

20/12/2024

Cómo citar

SOUZA, K. P. de; SANTOS, J. L. dos . Tecendo reflexões sobre as potencialidades do Escape Room na aprendizagem. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8371. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8371. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade