Contribuições do Estágio Supervisionado

relato de experiência na Educação Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8367

Palabras clave:

Estágio Curricular Supervisionado, Educação Física;, Esportes;, Relato de experiência.

Resumen

Este texto objetiva relatar a importância do Estágio Curricular Supervisionado e suas respectivas contribuições para a formação do futuro professor de Educação Física, a partir de uma experiência no contexto do Ensino Fundamental, nos anos finais. O relato foi dividido em três momentos, quais sejam: observação da estrutura da escola; observação das aulas ministradas pelo professor titular; e a experiência prática. A regência de estágio foi realizada com turmas do 6º, 8° e 9° ano, todas com a temática Esportes. Foram encontradas algumas dificuldades, mas também visualizados aspectos positivos, nos quais podemos destacar: a reflexão que os alunos realizaram e a questão de conhecerem novos aspectos sobre esta temática, como, aquisição de postura docente, familiarização com os afazeres do magistério, conhecimento das múltiplas realidades da disciplina. Concluímos que o Estágio Curricular Supervisionado aproxima o estudante de sua prática docente. Por fim, esperamos contribuir para a escrita acadêmica de graduandos.

Biografía del autor/a

Ana Yasmin Matias da Silva, Universidade Aberta do Brasil

 

Pós-graduanda em Gestão da Educação Básica (UECE). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UECE). Graduanda de Licenciatura  em  Educação  Física  na  modalidade  a  distância  da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (Uab) polo Maranguape. Integrante do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade.

 

Eliaquim de Sousa Lima, Secretaria de Educação do Ceará

 

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Especialista em Gênero, diversidade e direitos humanos (Unilab) e em Educação Física Escolar (Unicesumar). Licenciado em Educação Física pelo IFCE. Servidor efetivo da Secretaria de Educação do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade.

 

Leilde Ramos de Oliveira, Universidade Aberta do Brasil

 

Graduanda de Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (Uab) polo Maranguape. Tecnóloga em meio ambiente e recursos hídricos (Fatec Jacareí-SP). Pós-graduada em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal  do Espírito   Santo   (IFES).   Integrante   do   grupo   de   pesquisa   Corponexões:   corpo, cultura   e sociedade.

 

Citas

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Publicado

20/12/2024

Cómo citar

SILVA, A. Y. M. da .; LIMA, E. de S. .; OLIVEIRA, L. R. de . Contribuições do Estágio Supervisionado: relato de experiência na Educação Física . Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8367. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8367. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade