Escuta e fala das crianças sobre suas emoções na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8361

Palabras clave:

Crianças;, Cores;, Educação Infantil;, Emoções.

Resumen

Apresentamos este relato de experiência vivenciado por meio do projeto intitulado “O monstro das cores e nossas emoções” realizado em um agrupamento III, no CEI Pastor Billy Graham, unidade educacional pública de Campinas. O projeto foi realizado em uma turma multietária composta por vinte e sete crianças que participaram de várias atividades acerca da temática das emoções. Estas atividades propiciaram o uso da linguagem oral pelas crianças e a abertura para apresentarem seus sentimentos em diferentes momentos no contexto de rotina da Educação Infantil. Para este estudo foram consultadas obras de Goleman (2011) que apresenta a importância do desenvolvimento da inteligência emocional desde os primeiros anos de vida e Vale (2012) que aprofundou seus estudos com sua tese de doudorado a respeito do Programa “Anos Incríveis Educadores” o qual conclui-se que formar educadores para providenciarem um ambiente de suporte socioemocional produz efeitos positivos no comportamento pró-social das crianças.

Biografía del autor/a

Thaís Vieira de Souza Dias, Prefeitura Municipal de Campinas

Professora da Educação Infantil com Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Unianchieta.

 

Tânia Mara dos Santos Mello, Prefeitura Municipal de Campinas

Professora Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Atua como orientadora pedagógica no Centro de Educação Infantil. Doutoranda na linha de pesquisa "Formação de professores e práticas pedagógicas" na mesma universidade.

 

Citas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação

Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, v.3. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 12 de ago.2024.

CAMPINAS. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação. Prefeitura Municipal de Campinas: 2013. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://educa.campinas.sp.gov.br/sites/educa.campinas.sp.gov.br/files/2021-11/04_diretrizes_infantil.pdf. Acesso em 11 de ago.2024.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Traduzido por Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8074332/mod_resource/content/2/Inteligência%20emocional%20by%20Daniel%20Goleman.pdf. Acesso em: 11 de ago. 2024.

LLENAS, ANA. O monstro das cores. Traduzido por Rosana de Mont'Alverne Neto. Belo Horizonte: Editora Aletria, v.1, 2018.

Vale, V. (2012). Tecer para não ter de Remendar. O Desenvolvimento Socioemocional em Idade Pré-Escolar e o Programa Anos Incríveis para Educadores de Infância. [Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra]. Especialização http://hdl.handle.net/10316/18273.

Publicado

20/12/2024

Cómo citar

DIAS, T. V. de S. .; MELLO, T. M. dos S. . Escuta e fala das crianças sobre suas emoções na escola . Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8361. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8361. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade