Escuta e fala das crianças sobre suas emoções na escola
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8361Palabras clave:
Crianças;, Cores;, Educação Infantil;, Emoções.Resumen
Apresentamos este relato de experiência vivenciado por meio do projeto intitulado “O monstro das cores e nossas emoções” realizado em um agrupamento III, no CEI Pastor Billy Graham, unidade educacional pública de Campinas. O projeto foi realizado em uma turma multietária composta por vinte e sete crianças que participaram de várias atividades acerca da temática das emoções. Estas atividades propiciaram o uso da linguagem oral pelas crianças e a abertura para apresentarem seus sentimentos em diferentes momentos no contexto de rotina da Educação Infantil. Para este estudo foram consultadas obras de Goleman (2011) que apresenta a importância do desenvolvimento da inteligência emocional desde os primeiros anos de vida e Vale (2012) que aprofundou seus estudos com sua tese de doudorado a respeito do Programa “Anos Incríveis Educadores” o qual conclui-se que formar educadores para providenciarem um ambiente de suporte socioemocional produz efeitos positivos no comportamento pró-social das crianças.
Citas
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