Revisão integrativa das estratégias de ensino para formação de cientistas
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8353Palabras clave:
Revisão integrativa;, Estratégias de ensino;, Formação de cientistas.Resumen
A ciência pode ser desenvolvida para solucionar problemas de relevância social, o que demanda um processo de formação de cientistas voltado a contextos sociais. Assim, cabe refletir quais seriam as estratégias de ensino voltadas a formação de cientistas? Essa pergunta de pesquisa é abordada de forma específica, através da literatura científica, em vista de sua amplitude, em que o presente estudo tem por objetivo compreender as estratégias de ensino para a formação de cientistas através da literatura científica. Realizamos pesquisa em bases de dados multidisciplinares, 2003 a 2022, sistematizando uma revisão integrativa da literatura. Como resultado as metodologias ativas, a simulação de pesquisa através de atividades formativas, a formação continuada e a necessidade de novas pesquisa é evidenciada pelas autorias. Conclui-se pela necessidade de ampliação das pesquisas e desenvolvimento de um repertório de estratégias de ensino para a formação de cientistas.
Citas
AFONJA, Suwaiba; SALMON, Damonie G.; QUAILEY, Shadelia I.; LAMBERT, W. Marcus. Postdocs’ advice on pursuing a research career in academia: a qualitative analysis of free-text survey responses. Plos One, [S.L.], v. 16, n. 5, p. 1, maio 2021.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.
BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, set./dez. 1999.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
BÖHM, Andreas. Theoretical Coding: Text Analysis in Grounded Theory. In: UWE, Flick; von KARDOFF, Ernst; STEINKE, Ines. A Companion to Qualitative Researc. London: Sage, 2004.
BOLTON‐MAGGS, P.; MISTRY, H.; GLENCROSS, H.; ROOK, R. Staffing in hospital transfusion laboratories: uktlc surveys show cause for concern. Transfusion Medicine, [S.L.], v. 29, n. 2, p. 95-102, abr. 2019.
CHOI, Augustine M. K.; REYNOLDS, Herbert Y.; COLOMBINI-HATCH, Sandra; ROTHGEB, Ann; BLAISDELL, Carol J.; GAIL, Dorothy B. NHLBI Workshop: respiratory medicine-related research training for adult and pediatric fellows. Lung, [S.L.], v. 187, n. 6, p. 347-366, 10 set. 2009.
COOK, Joan M.; COYNE, James C. Re‐envisioning the training and practice of clinical psychologists: preserving science and research orientations in the face of change. Journal Of Clinical Psychology, [S.L.], v. 61, n. 9, p. 1191-1196, 17 jun. 2005.
DECKER, Isonir da Rosa; BOUHUIJS, Peter A. J. Aprendizagem baseada em problemas e metodologia da problematização: Identificando e analisando continuidades e descontinuidades nos processos de ensino-aprendizagem. In: ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva. Aprendizagem baseada em problemas no Ensino Superior. 3ed. São Paulo: Sumus, 2016.
DELICADO, Ana. Produção e reprodução da ciência nos museus portugueses. Análise Social, [S.L.], v. 43, n. 186, p. 1, 27 jun. 2023.
DICKINSON, W. Perry; LINDBLOOM, Erik J. STFM resposabilities for AFMO Research Strategic Plan. Famili medicine updates, Society of the teachers of the famili medicine. Annals of family medicine, v. 2, n. 1, jan./fev., 2004.
ELIAS, Marcelo Alberto; RICO, Viviane. Ensino de biologia a partir da metodologia de estudo de caso. Revista Thema, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 392-406, 30 jun. 2020.
ENEMARK, Stig; KJAERSDAM, Finn. A ABP na teoria e na prática: a experiência de Aalborg na inovação do projeto no ensino universitário. In: ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva. Aprendizagem baseada em problemas no Ensino Superior. 3ed. São Paulo: Sumus, 2016.
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL, 2010, São Paulo. Anais do... São Paulo: USP, 2010.
HIGGINS, Julian; THOMAS, James. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. 2 ed. Londres: Wiley-Blackwell, 2023.
LAPANE, Kate L.; DUBE, Catherine E. Rigor and reproducibility training for first year medical students in research pathways. Clinical And Translational Science, [S.L.], v. 14, n. 3, p. 1026-1036, 25 jan. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Antinomias na formação de professores e a busca da integração entre o conhecimento pedagógico-didático e o conhecimento disciplinar. In: MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: Teoria e Pesquisa. Araraquara: Junqueira&Marin, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ed. São Paulo: Editora Cortez, 2014.
MANGIONE, Carol M.; GOLDMAN, Lee. 40 Years of Training Physician-Scientists: a journey from clinical pearls to evidence-based practice and policies. Annals Of Internal Medicine, [S.L.], v. 161, n. 10, p. 1, 18 nov. 2014.
MOJICA, Francisco Javier Segura; GARCIA, Hugo Alejandro Borjas. Educar para la ciencia. Elementos para delinear una política educativa que apoye la formación de científicos. El caso de México. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, n. 35, mai., 2014.
NATO. About NATO Science for Peace and Security Programme. [2023]. Disponível em: https://www.nato.int/cps/en/natohq/topics_85373.htm acesso: 23 jun. 2024.
ÖNNERFORS, Andreas. From Scientific Apprentice to Multi-skilled Knowledge Worker: changes in Ph.D education in the Nordic-Baltic Area. European Journal of education, research, development and policy, v. 42, n. 3, 2007.
PFUND, Christine; HOUSE, Stephanie; SPENCER, Kimberly; ASQUITH, Pamela; CARNEY, Paula; MASTERS, Kristyn S.; MCGEE, Richard; SHANEDLING, Janet; VECCHIARELLI, Stephanie; FLEMING, Michael. A Research Mentor Training Curriculum for Clinical and Translational Researchers. Clinical And Translational Science, [S.L.], v. 6, n. 1, p. 26-33, 6 dez. 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5ed. São Paulo: Editora Cortez, 2014.
REIS, Steven E.; MCDONALD, Margaret C.; BYERS, Stephen J. Crossing the Research Valleys of Death: the university of pittsburgh approach. Clinical And Translational Science, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 9-10, maio 2008.
SHAW, Kenna R Mills; VAN HORNE, Katie; ZHANG, Hubert; BOUGHMAN, Joann. Essay Contest Reveals Misconceptions of High School Students in Genetics Content. Genetics, [S.L.], v. 178, n. 3, p. 1157-1168, 1 mar. 2008.
SANTOS, F. A de L; DANTAS, L. P; NASCIMENTO, M. T do; MELO, O. P de A; CARIRI, T. F A; TRIGUEIRO, E. S de O e TORRES, C. M. G. Contextualização da aprendizagem: perspectivas de uma metodologia ativa. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p. 43392-43402, jul. 2020.
SHREFFLER, Carol. NIEHS Dual-degree predoctoral fellowship for training clinican-scientists. Environmental Health Perspectives, v. 112, n. 11, ago., 2004.
SOUSA, Luís Manuel Mota; MARQUES-VIEIRA, Cristina; SEVERINO, Sandy; ANTUNES, Vanessa. Metodologia de Revisão Integrativa da Literatura em Enfermagem. Revista Investigação em Enfermagem, v. 21, n. 2, p. 17 - 26, nov. 2017.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102 – 106, mar. 2010.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, [S.L.], n. 4, p. 79-97, 2014.
WALL, Marilene Loewen; PRADO, Marta Lenise do; CARRARO, Telma Elisa. A experiência de realizar um estágio docência aplicando metodologias ativas. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 515-519, 2008.
WALTERS, William H.; ESTER, Esther I. Bibliographic Index Coverage of a Multidisciplinary Field. Journal of The American Society for Information Science and Technology, San Francisco v. 54, n. 14, p. 1305-1312, abr. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jeferson Antunes , Cícero Magerbio Gomes Torres , Zuleide Fernandes de Queiroz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.